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Da geografia que ainda e feita a uma nova visao da ciencia geografica

O presente trabalho se propõe a investigar a atual situação da Geografia nas séries iniciais e a buscar alternativas para uma Educação Geográfica diretiva aos professores destas séries, assim como, a construção dos conhecimentos geográficos na alfabetização. Através de oficinas pedagógicas, desenvolveu-se com 7 professores que trabalham em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, práticas docentes para a construção de conhecimentos geográficos, que denomino-se Alfabetização em Geografia e com a Geografia. Desta forma, analisou-se o que é entendido por alfabetização e a relevância da Geografia neste processo, não isoladamente mas nas suas conexões interdisplinares, enfocando como principal tema, a (re)construção com estes docentes, das categorias espaciais fundamentais para a alfabetização em e com a Geografia. O construir geográfico nas séries iniciais deve aproximar o arcabouço teórico (conceitos cientificamente elaborados) das significações que as crianças possuem. Considerados o estágio de desenvolvimento dos alunos e a percepção que eles têm do mundo, pôde-se então construir os pré-conceitos. Inicialmente o espaço é apenas o vivido pela criança. No entanto, para uma construção real deste conceito, seria necessário a construção das relações espaciais com as suas diferentes noções. É a partir da (re)construção destas relações, considerando as noções que elas envolvem; assim como os aspectos referentes à função, forma, estrutura, processo e simbolismo que envolvem a concepção atual de espaço pela geografia, que pretendeu-se encaminhar o trabalho com os professores a fim de elaborar uma proposta de alfabetização em e com a Geografia. A postura crítica da Geografia exige na interpretação do mundo uma ação constante sobre ele, portanto também uma ação interdisciplinar. Discuti-se ainda com os professores, a importância de trabalhar-se na educação infantil e nas primeiras séries com o mapa corporal e sua projetividade. O autor conclui argumentando que a Teoria do Signo não dá mais conta das questões que envolvem a alfabetização em diferentes áreas. Esta teoria não prioriza a realidade e nem o sujeito como produtos de conhecimento. É necessário buscar uma teoria dentro dos seguintes critérios para possibilitar a leitura com a Geografia: valorização da substância vivida (a realidade) e o sujeito como produtor de significados. Acredita-se que os professores devem compartilhar com seus pares, seus conflitos, suas dúvidas, que vão além das trocas de sugestões, e sobretudo, na busca de uma prática interdisciplinar, pois esta é o caminho mais saudável.

Nome do Autor: Antonio Carlos Castrogiovanni
Nome do Orientador: Terezinha Maria Vargas Flores
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Da geografia que ainda e feita a uma nova visao da ciencia geografica. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1995.