Abec

Abec


     

Conhecimento prévio e a leitura de textos sobre a AIDS.

O trabalho investiga o papel dos conhecimentos prévios na compreensão do texto e na construção do conhecimento integrado, tendo como referência a leitura produzida por sujeitos em fase de reescolarização. No experimento foram utilizadas duas versões do mesmo texto informativo sobre a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): um, Texto Original, caracterizado pela presença de vocábulos de natureza científica, distribuído pelo Ministério da Saúde; outro, o Texto Modificado, ao qual foram acrescentados sinônimos e paráfrases para as palavras ou frases de cunho científico ou de uso pouco comum. A pesquisa, realizada com dois grupos de leitores, baseou-se nas respostas dadas a um questionário sobre o assunto. Os resultados evidenciam a importância dos conhecimentos prévios na leitura, na integração de conhecimentos e nas formas de reorganizações textuais como operaões cognitivas significativas no processo de compreensão textual.

Nome do Autor: PRAZERES, Luiz Antônio
Nome do Orientador: Marco Antonio Rodrigues Vieira
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

PRAZERES, Luiz Antônio. Conhecimento prévio e a leitura de textos AIDS. Belo Horizonte: PG em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 1999. 109p. (Dissertação de Mestrado).