Abec

Abec


     

Testagem de uma proposta curricular para 1ª série do 1º grau.

O objetivo da pesquisa foi verificar se o desenvolvimento de um currículo para 1ª série de 1º grau embasado nos princípios da teoria piagetiana seria capaz de melhorar o desempenho do aluno, em termos de desenvolvimento de habilidade cognitivas e de aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta foi desenvolvida durante 8 meses, em 2 turmas no total de 38 sujeitos de 2 escolas estaduais, sem experiência de escolaridade, emparelhadas quanto ao nível sócio-econômico, idade e maturidade para leitura e escrita, sendo divididos em grupo experimental e grupo de controle. A avaliação foi feita através de um teste de habilidades cognitivas aplicado no início e no final do ano letivo e de um teste de leitura aplicado no final do ano letivo. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental quanto ao desempenho na leitura e na escrita, e quanto ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, indicando a habilidade da proposta curricular como meio para amenizar os problemas de aprendizagem que geram a repetência e evasão na 1ª série do 1º grau. A autora apresenta algumas limitações da proposta e sugere alterações.

Nome do Autor: RIBOLDI, Doraci Pelicioli
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Proposta Didática
Referência:

RIBOLDI, Doraci Pelicioli. Testagem de uma proposta curricular para 1ª série do 1º grau. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1982. 161p. (Dissertação de Mestrado).