Abec

Abec


     

Análise de uma pratica de alfabetização : estratégias de mediação numa perspectiva construtivista.

O presente estudo objetivou descrever a prática de alfabetização de um professora que, no processo de (re)estruturação do referencial teórico que definia sua prática, procurou orientação e submeteu-se a um procedimento de assessoria de formação continuada que adotava o construtivismo como paradigma teórico. Esse procedimento foi implementado junto ao projeto "Educação pré-escolar: em busca de parâmetros para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização". Uma professora, de pré-escolar, da rede municipal de ensino de São Carlos atuou como sujeito da pesquisa, fornecendo dados para análise através de seus planejamentos de aula e de filmagens de sua prática em atividades referentes à área de expressão oral e escrita desenvolvidas durante o ano letivo de 1992. A análise foi feita a partir de três diretrizes: 1) múltiplos e variados materiais escritos, que se refere aos diferentes estímulos à leitura; 2) diversidade de atividades, como por exemplo atividades de leitura/pseudo-leitura, escrita/pseudo-escrita e dramatização; 3) propostas de situações-problema, que diz respeito às estratégias de avaliação e de questionamentos estabelecidas pela professora para favorecer a construção do conhecimento da criança sobre a língua escrita. Os dados evidenciam a necessidade de apontar e discutir a importância da continuidade da formação do professor em serviço, na medida em que este possui experiências, convicções e teorias que influenciam a forma como pensa e atua em sala de aula e que precisam ser constantemente objeto de reflexão para que ele melhor avalie e defina seus objetivos e suas práticas de ensino.

Nome do Autor: Naldeli Fontes
Nome do Orientador: Júlio Cesar C. de Rose
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FONTES, Naldeli. Análise de uma pratica de alfabetização : estratégias de mediação numa perspectiva construtivista. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1997.