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Da "confusao" a "clareza cognitiva" : propostas de um trabalho com o professor alfabetizador.

A pesquisa teve por objetivo propor uma alternativa de trabalho para o professor alfabetizador, baseada na teoria da clareza cognitiva de Downing, criando situações e atividades de ensino da leitura e escrita que propiciassem uma aprendizagem com compreensão do caráter simbólico da linguagem escrita e de sua funcionalidade. Participaram da pesquisa crianças de 1ª série iniciantes do processo de alfabetização e que apresentavam confusão cognitiva. Para a realização da pesquisa foi necessário selecionar crianças de uma turma de alfabetização que apresentavam confusão cognitiva. Confirmadas e diagnosticadas confusas cognitivamente quanto à leitura, essas crianças passaram para a pesquisa de intervenção, que durou aproximadamente quatro meses. No final deste período estas crianças foram reavaliadas, para saber se as mesmas tinham feito progresso na leitura para verificar se haviam alcançado a Clareza Cognitiva. Os resultados mostraram a necessidade de um trabalho no início da escolaridade que leve em conta não só os aspectos motores, mas principalmente aspectos cognitivos.

Nome do Autor: Claudia Cristina Haddad
Nome do Orientador: Eglê Pontes Franchi
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: HADDAD, Claudia Cristina. Da "confusao" a "clareza cognitiva" : propostas de um trabalho com o professor alfabetizador. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1996.