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Construtivismo piagetiano aplicado a educação pre-escolar : a vinculação da teoria e da pratica pedagogica no processo de aprendizagem.

O trabalho foi realizado com objetivo de analisar o processo de implantação do programa de educação pré-escolar - PROEPRE - na rede pré-escolar municipal da cidade de Presidente Prudente, que, fundamentado na teoria de Piaget, tinha por objetivo acelerar o desenvolvimento de crianças pré-escolares. Para conduzir esta análise foi estudada a evolução da formação intelectual e moral do pré-escolar, realizadas observações nas salas de aula da pré-escola municipal, reuniões pedagógicas, depoimentos, entrevistas com professores e aplicação das provas para diagnóstico do pensamento operatório em crianças de 6 e 7 anos de idade, nos anos de 1987, 1988 e 1989. Os estudos e os intrumentos utilizados permitiram definir três categorias temáticas que mais esclareceram sobre a instrumentação prática do construtivismo. As categorias foram: alfabetização, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento moral. De modo geral, as categorias mostraram a predominância de uma prática pedagógica centrada nos processos cognitivos. Os procedimentos didáticos pedagógicos do programa indicaram a transformação das noções de número, de conservação de quantidade, de classificação, de seriação, etc., em conteúdos de ensino. A condução do processo ensino-aprendizagem apontou comportamentos que oscilaram entre o "laissez-faire" (deixa fazer) e o autoritarismo (decidir pela criança). Os resultados da aplicação das provas para diagnóstico do pensamento operatório, tais como: noções de conservação da substância (com massa e líquido), inclusão de classes (com flores e frutas) e seriação (com bastonetes), nos anos de 1987, 1988 e 1989 em conjunto, mostraram que apenas 7,06% das crianças testadas apresentaram o alcance do estágio operatório-concreto. Do confronto dos dados obtidos com os estudo teóricos inicialmente delineados, tornou-se possível tecer algumas considerações no sentido de questionar a instrumentação prática do construtivismo e rejeitar o objetivo do programa analisado. Dessas considerações tornou-se possível afirmar que o programa de educação pré-escolar - PROEPRE -  com sua proposta de atividades sistematizadas e padronizadas, fracionou o dinamismo do processo de aprendizagem, não conseguindo realizar o construtivismo como projeto de educação.

Nome do Autor: GARMSY, Gilza Maria Zauh
Nome do Orientador: Maria Aparecida Coria-Sabine
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

GARMSY, Gilza Maria Zauh. Construtivismo piagetiano aplicado a educação pre-escolar : a vinculação da teoria e da pratica pedagogica no processo de aprendizagem. Marília: PG em Educação, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, 1993. (Dissertação de Mestrado).