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A avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho.

Esta tese tem por objetivo de estudo os processos de avaliação escolar concebidos e implementados pelo professor em sua prática pedagógica. considerando-se que o ato de avaliar envolve o processo de reflexão dos educandos sobre a sua própria ação prática, procurou-se explicitar as concepções predominantes de avaliação em seu processo de construção e desvelar os seus sentidos e significados. Identificou-se, para isso, as relações pedagógicas de heteroestruturação e de interestruturação de conhecimento como duas posturas epistemológicas centrais para a construção desses sentidos e significados. O locus da pesquisa foi a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no momento de implantação do projeto político-pedagógico "Escola Plural". Este projeto, na perspectiva de renovação pedagógica, propunha "alterar radicalmente" a organização do trabalho escolar e "romper" com os processos de ensino e avaliação tradicionais, intriduzindo uma nova prática em que todos avaliam e são avaliados. A abordagem metodológica caracterizou-se pela etnometodologia e optou-se, então, pela "observação participante" em grupos de discussão sobre a nova proposta como procedimento central de coleta de dados, procurando investigar as amplas e diversas relações pedagógicas que fazem parte do dia-a-dia do professor no trabalho docente. Esses dados permitiram discutir as possibilidades de construção de uma nova concepção de avaliação no confronto entre as concepções já estabelecidas e os seus desejos de mudança. A conclusão do trabalho resslata a importância da abordagem de interestruturação do conhecimento para a construção dos processos de avaliação escolar. Situa-se, ainda a pertinência dessa abordagem nas discussões atuais do paradigma da pós-modernidade e, consequentemente, dos princípios da avaliação escolar propostos pela Escola Plural.

Nome do Autor: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas
Nome do Orientador: Leila de Alvarenga Mafra
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. A avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1998. 267p. (Tese de Doutorado).