Site do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

Toda a cole√ß√£o de cadernos de forma√ß√£o do projeto e outras publica√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis na p√°gina

Geral ‚ÄĘ Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 15:03:00

O material produzido pelo projeto ‚ÄúLeitura e Escrita na Educa√ß√£o Infantil‚ÄĚ, fruto de uma parceria entre as universidades UFMG, UFRJ e UNIRIO e a Coordenadoria da Educa√ß√£o Infantil do MEC, est√° dispon√≠vel para acesso pelo novo site do projeto: www.projetoleituraescrita.com.br. Iniciado em 2013, o projeto levantou discuss√Ķes sobre as pr√°ticas de leitura e escrita em institui√ß√Ķes educacionais etrabalhou na produ√ß√£o e lan√ßamento da cole√ß√£o de cadernos de forma√ß√£o para professores da Educa√ß√£o Infantil, al√©m de promover pesquisas, estudos, confer√™ncias e cinco semin√°rios.

Desde que concluiu suas atividades, no final de 2016, o projeto vem sendo apresentado em congressos e encontros promovidos pelos f√≥runs estaduais de Educa√ß√£o Infantil, pelo Movimento Interf√≥runs de Educa√ß√£o Infantil, por universidades e secretarias de educa√ß√£o que querem conhecer as concep√ß√Ķes que o fundamentam.

Coleção

O material did√°tico do curso ‚ÄúLeitura e Escrita na Educa√ß√£o Infantil‚ÄĚ tem como objetivo a forma√ß√£o de professoras da Educa√ß√£o Infantil para planejarem e desenvolverem o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pr√©-escolas.

A cole√ß√£o √© constitu√≠da por oito cadernos estruturados em tr√™s unidades tem√°ticas cada um. Os textos foram escritos por diferentes autores, o que permite ampliar o di√°logo sobre teorias e pr√°ticas que informam e d√£o concretude ao trabalho docente. Al√©m dos oito cadernos tem√°ticos, h√° um caderno de apresenta√ß√£o e um encarte destinado √†s fam√≠lias das crian√ßas. O projeto gr√°fico da cole√ß√£o foi cuidadosamente pensado para articular forma e conte√ļdo, com ilustra√ß√Ķes de Gra√ßa Lima, Mariana Massarani e Roger Mello, artistas consagrados no campo da literatura infantil.

Acesse por aqui todos os cadernos da coleção.

Outras publica√ß√Ķes no site

E-book Literatura na Educa√ß√£o Infantil: acervos, espa√ßos e media√ß√Ķes

Relatório da pesquisa Leitura e Escrita na Educação Infantil: o Estado do Conhecimento (1973-2013)