Cartilhas: ideários, práticas pedagógicas e editoriais

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:05:00

T√≠tulo:¬† Cartilhas: ide√°rios, pr√°ticas pedag√≥gicas e editoriais: constru√ß√£o de repert√≥rios anal√≠ticos e de conhecimento sobre a hist√≥ria da alfabetiza√ß√£o, do livro, da leitura e das pr√°ticas editoriais ‚Äď MG/RS/MT/ES/AM/UFF

Coordenadora: Isabel Frade

Resumo:¬†Programa de pesquisa de car√°ter interinstitucional, com protocolo de coopera√ß√£o envolvendo UFMG, UFRS, UFMT, UFRJ, UFES e UFAM. O objetivo geral do projeto √© construir uma hist√≥ria sobre a alfabetiza√ß√£o no Brasil, mediante a an√°lise da produ√ß√£o¬† e consumo de cartilhas e¬† de outros materiais; e do estudo das prescri√ß√Ķes, pr√°ticas e apropria√ß√Ķes de ide√°rios pedag√≥gicos nos 6 estados do projeto. Com o recorte temporal situado entre 1834 e 1997, o projeto visa: repertoriar os acervos de cartilhas e outros materiais de alfabetiza√ß√£o; realizar estudos comparativos das cartilhas mais utilizadas nos seis estados; descrever e analisar as cartilhas mais utilizadas buscando estabelecer seus pressupostos te√≥ricos e suas propostas metodol√≥gicas; produzir um bando de dados sobre cartilhas e outras fontes documentais relevantes. Al√©m de dados mais gerais, a investiga√ß√£o pretende aprofundar estudos sobre determinado cartilha, visando realizar estudos verticalizados sobre a autoria, sobre o processo de edi√ß√£o, sobre o impresso e sua recep√ß√£o. O projeto j√° tem como resultado o livro Hist√≥ria da Alfabetiza√ß√£o: produ√ß√£o, difus√£o e circula√ß√£o de livros (MG/RS/MT ‚Äď S√©c. XIX e XX). UFMG/FAE,2006), com¬† um repert√≥rio de tr√™s estados, envolvendo mais de 500 cartilhas e um levantamento de fontes envolvendo pedidos, remessas, relat√≥rios de inspetores. O grupo de seis universidades tamb√©m registra outro balan√ßo no livro e Estudos de hist√≥ria da alfabetiza√ß√£o e da leitura na escola. (UFES, 2010).

Financiamento:  Não possui

Palavras-chave:  Cartilhas, ideários, práticas pedagógicas