Ceale Debate de maio discutirá alfabetização e letramento de crianças cegas

Inscri√ß√Ķes est√£o abertas para a palestra que ocorre no dia 19 de junho na UFMG

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Junho de 2018, 17:44:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de junho, que abordar√° o tema "Os processos de alfabetiza√ß√£o e letramento de crian√ßas cegas em contextos escolares". A convidada √© a professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Par√° (UNIFESSPA) K√°tia Regina da Silva. O evento ocorre no dia 19 de junho¬†(ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora K√°tia Regina da Silva ir√° discutir, a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares ‚Äď salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional ‚Äď, os processos de alfabetiza√ß√£o e letramento da crian√ßa cega. Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crian√ßas videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas √† sua condi√ß√£o sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados constru√≠dos sobre os eventos e pr√°ticas de letramento vivenciados por crian√ßas com cegueira cong√™nita em contexto sociocultural visuoc√™ntrico.

Segundo a professora, ‚Äúao participarem [as crian√ßas cegas] de situa√ß√Ķes de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuoc√™ntrico, que exclui ou impede a inser√ß√£o plena das pessoas cegas‚ÄĚ. Ela explica que as crian√ßas se apropriam de pr√°ticas letradas a partir da conviv√™ncia com essas pr√°ticas em seus contextos familiares e escolares. K√°tia defende que ‚Äúa escola tem o papel de criar oportunidades para que a crian√ßa cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, colocando-se em condi√ß√Ķes de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade‚ÄĚ.

A professora da UNIFESSPA possui graduação em Pedagoria pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate1906. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com