Ceale Debate de outubro discute mediação literária na leitura expressiva de poemas

Evento ocorrerá no dia 29 deste mês, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 15 de Outubro de 2019, 17:55:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de outubro, que abordar√° o tema "Media√ß√£o liter√°ria e a leitura expressiva de poemas‚ÄĚ. O convidado √© o professor da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG Carlos Augusto Novais.¬†

O tema

Neste Ceale Debate de outubro,¬†ser√° abordado o papel da media√ß√£o liter√°ria na leitura expressiva de poemas. A media√ß√£o liter√°ria, compreendida como uma pr√°tica, tem entre seus objetivos o de favorecer a apropria√ß√£o do texto liter√°rio por parte de um potencial leitor. No caso da escola, ela se coloca diante de duas dimens√Ķes b√°sicas: a pedag√≥gica e a da experi√™ncia est√©tica. Esta √ļltima assume uma grande import√Ęncia quando se atua no sentido de se construir um valor de uso para a poesia, para al√©m do meramente curricular. Nessa perspectiva, o recurso da leitura expressiva possibilita essa busca, favorecendo a aprecia√ß√£o est√©tica por parte do leitor.

O palestrante

Carlos Augusto Novais √© professor da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. √Č graduado em Filosofia, tem mestrado e doutorado em Letras e p√≥s-doutorado em Educa√ß√£o. Atua principalmente nos seguintes campos: Pr√°tica de Ensino de L√≠ngua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia do Ensino de L√≠ngua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educa√ß√£o do Campo e Ind√≠gena, Introdu√ß√£o √† Filosofia. Possui experi√™ncia no campo da administra√ß√£o escolar (coordena√ß√£o de curso e membro de √≥rg√£os colegiados) e na cria√ß√£o/produ√ß√£o/edi√ß√£o de poesia.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate29-10-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com