Ceale Debate de setembro aborda Letramento em Marketing

Palestra do dia 20 tem como convidado o pesquisador J√īnio Beth√īnico, da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016, 14:47:00

Livros did√°ticos, docentes da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, sugest√Ķes de aula disponibilizadas online no Portal do Professor, os Par√Ęmetros Curriculares Nacionais, avalia√ß√Ķes, professores em forma√ß√£o. V√°rios focos de an√°lise, a mesma problem√°tica: letramento em marketing. O Ceale Debate de setembro convida o pesquisador da UFMG J√īnio Beth√īnico para discutir o tema ‚ÄúA forma√ß√£o de leitores-consumidores cr√≠ticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre letramento em marketing‚ÄĚ. O evento ser√° realizado no dia¬†20 (ter√ßa-feira), a partir das 19h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

A palestra discutir√° o papel da escola no desenvolvimento de consumidores conscientes frente √†s a√ß√Ķes comunicacionais de car√°ter publicit√°rio. Na caracteriza√ß√£o das diferentes investiga√ß√Ķes desenvolvidas desde 2006, a apresenta√ß√£o abordar√° desde a constru√ß√£o do problema de pesquisa e do conceito ‚ÄúLetramento em Marketing‚ÄĚ at√© as principais revela√ß√Ķes e contribui√ß√Ķes, passando pela descri√ß√£o das metodologias empregadas e das principais refer√™ncias te√≥ricas.

J√īnio Machado Beth√īnico √© doutor em Educa√ß√£o pela UFMG e atualmente faz est√°gio P√≥s-Doutoral na Faculdade de Letras (FALE). Tem experi√™ncia de mais de 10 anos na √°rea de cria√ß√£o em Publicidade e Propaganda e leciona em cursos de Gradua√ß√£o, de Especializa√ß√£o (MBA) e em Cursos Superiores em Tecnologia (CST), principalmente na √°rea de Comunica√ß√£o Social mas tamb√©m nas de Administra√ß√£o e Marketing. Suas pesquisas e atividades na FaE e na FALE da UFMG visam compreender se e como o ensino p√ļblico auxilia na forma√ß√£o de consumidores-leitores conscientes e cr√≠ticos no que diz respeito tanto aos discursos de marketing quanto a aspectos do consumo como motiva√ß√Ķes de compra, necessidades e desejos, desperd√≠cio e consumismo.

Inscri√ß√Ķes

As vagas s√£o limitadas e as inscri√ß√Ķes pr√©vias podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:¬†bit.ly/cealedebate-jonio. Preenchendo o formul√°rio com nome completo e e-mail, o interessado garante lugar no evento desde que chegue at√© 10 minutos antes do hor√°rio marcado para in√≠cio da palestra. Ap√≥s este hor√°rio, a participa√ß√£o estar√° sujeita √† lota√ß√£o do audit√≥rio.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail¬†cealedebate@gmail.com¬†ou pelo telefone (31) 3409-5334.