Ceale Debate: Paulo Freire e a alfabetização de adultos

Debate do dia 29 (sexta) reflete sobre as contribuições do educador para a alfabetização em turmas de EJA

Acontece • Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 11:46:00

Paulo Freire foi um grande pedagogo e educador brasileiro, deixando vasto legado. Seus ensinamentos são utilizados até hoje por professores e escolas de todo o Brasil. E é a partir da herança deixada por Freire que será proposto o Ceale Debate de setembro. Para a discussão, o Ceale convida a professora da Faculdade de Educação Francisca Maciel e a doutoranda em educação Juliane Gomes, da rede municipal de educação de Belo Horizonte. O evento será realizado no dia 29 de setembro (sexta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

Quem não conhece Paulo Freire? Esta pode parecer uma pergunta simples, mas não de fácil resposta quando se pensa no cotidiano da sala de aula. É comum ouvirmos alguém dizer que “usa, adota” Paulo Freire. Neste Ceale Debate, iremos apresentar e discutir princípios da pedagogia freireana e sua aplicação prática no processo de alfabetização de adultos. Muito além do “método Paulo Freire”, iremos discutir a alfabetização como ato de reflexão, criação, conscientização e libertação. É possível ensinar e aprender nessa perspectiva? Como se efetiva uma prática freireana? Quais as especificidades da/na formação e das/nas práticas do alfabetizador de adultos? Nessa conferência, faremos uma reflexão em torno dessas questões, em busca de respostas fundamentadas na Pedagogia de Paulo Freire.

Francisca Maciel - É professora da Faculdade de Educação da UFMG. É doutora pela universidade e pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa (2017) em educação, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.

Juliane Gomes Oliveira -  É doutoranda em Educação pela UFMG e atualmente compõe a equipe de Gestão Político-pedagógica da EJA na Secretaria Municipal de Educação - SMED-BH.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-setembro.  As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com .