Ceale Debate: Paulo Freire e a alfabetização de adultos

Debate do dia 29 (sexta) reflete sobre as contribui√ß√Ķes do educador para a alfabetiza√ß√£o em turmas de EJA

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 11:46:00

Paulo Freire foi um grande pedagogo e educador brasileiro, deixando vasto legado. Seus ensinamentos s√£o utilizados at√© hoje por professores e escolas de todo o Brasil. E √© a partir da heran√ßa deixada por Freire que ser√° proposto o Ceale Debate de setembro. Para a discuss√£o, o Ceale convida a professora da Faculdade de Educa√ß√£o Francisca Maciel e a doutoranda em educa√ß√£o Juliane Gomes, da rede municipal de educa√ß√£o de Belo Horizonte. O evento ser√° realizado no dia 29 de setembro (sexta-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

Quem n√£o conhece Paulo Freire? Esta pode parecer uma pergunta simples, mas n√£o de f√°cil resposta quando se pensa no cotidiano da sala de aula. √Č comum ouvirmos algu√©m dizer que ‚Äúusa, adota‚ÄĚ Paulo Freire. Neste Ceale Debate, iremos apresentar e discutir princ√≠pios da pedagogia freireana e sua aplica√ß√£o pr√°tica no processo de alfabetiza√ß√£o de adultos. Muito al√©m do ‚Äúm√©todo Paulo Freire‚ÄĚ, iremos discutir a alfabetiza√ß√£o como ato de reflex√£o, cria√ß√£o, conscientiza√ß√£o e liberta√ß√£o. √Č poss√≠vel ensinar e aprender nessa perspectiva? Como se efetiva uma pr√°tica freireana? Quais as especificidades da/na forma√ß√£o e das/nas pr√°ticas do alfabetizador de adultos? Nessa confer√™ncia, faremos uma reflex√£o em torno dessas quest√Ķes, em busca de respostas fundamentadas na Pedagogia de Paulo Freire.

Francisca Maciel - √Č professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. √Č doutora pela universidade e p√≥s-doutora pela Universidade Cat√≥lica Portuguesa (2017) em educa√ß√£o, com √™nfase em alfabetiza√ß√£o, leitura e escrita de crian√ßas, jovens e adultos; hist√≥ria da leitura, da escrita e dos m√©todos de alfabetiza√ß√£o.

Juliane Gomes Oliveira -¬† √Č doutoranda em Educa√ß√£o pela UFMG e atualmente comp√Ķe a equipe de Gest√£o Pol√≠tico-pedag√≥gica da EJA na Secretaria Municipal de Educa√ß√£o - SMED-BH.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em: bit.ly/cealedebate-setembro. ¬†As vagas s√£o limitadas.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail cealedebate@gmail.com .