Cole√ß√Ķes do Ceale dispon√≠veis online

Acesse os cadernos de formação das séries "Instrumentos da Alfabetização" e "Alfabetização e Letramento"

Institucional ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 18 de Novembro de 2014, 15:16:00

Est√£o dispon√≠veis no Portal Educativo Ceale 24 cadernos das cole√ß√Ķes Instrumentos da Alfabetiza√ß√£o e Alfabetiza√ß√£o e Letramento, lan√ßadas em 2005 pelo Ceale em parceria com o Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC).¬†

Na época de publicação, os materiais eram utilizados para a realização de cursos da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, criada em 2004 pelo MEC e que encerra este ano suas atividades. A Rede foi constituída por dezenove Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, sediados em universidades de vários estados do Brasil. Nesse contexto em que várias áreas de conhecimento foram se organizando,  vários centros foram criados especialmente para o trabalho com alfabetização e linguagem.

Criado em 1990 e tendo como um de seus pilares a a√ß√£o educacional, o Ceale, sob novas condi√ß√Ķes¬† proporcionadas pelo MEC, assumiu como um de seus desafios a produ√ß√£o de materiais espec√≠ficos para os cursos de forma√ß√£o continuada. Para esse fim, foram produzidas as cole√ß√Ķes Instrumentos da Alfabetiza√ß√£o e Alfabetiza√ß√£o e Letramento.

INSTRUMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO

A proposta da cole√ß√£o foi elaborada, em vers√£o preliminar, junto √† Secretaria Estadual de Educa√ß√£o de Minas Gerais, buscando atender ao desafio de pensar uma proposta de interven√ß√£o para a implementa√ß√£o do Ensino Fundamental de nove anos no Estado de Minas Gerais. Mediante a parceria com o MEC, tornou-se uma das publica√ß√Ķes da Rede Nacional de Forma√ß√£o Continuada.

A cole√ß√£o orienta o educador a estabelecer metas que articulam a alfabetiza√ß√£o, o letramento e a cultura escrita para cada ano do per√≠odo destinado √† alfabetiza√ß√£o, ¬†a partir dos eixos:¬† ‚ÄúCompreens√£o e valoriza√ß√£o da cultura escrita‚ÄĚ,¬† ‚ÄúApropria√ß√£o do sistema de escrita‚ÄĚ, ‚ÄúLeitura‚ÄĚ, ‚ÄúProdu√ß√£o escrita‚ÄĚ e ‚ÄúOralidade‚ÄĚ. Al√©m disso, a cole√ß√£o ainda orienta o educador a criar um ambiente alfabetizador na escola e auxilia o planejamento das atividades e os registros do processo de aprendizagem. O material tamb√©m permite ao professor atuar no diagn√≥stico e avalia√ß√£o do dom√≠nio da l√≠ngua escrita pelos alunos. A partir dessa percep√ß√£o, o professor tamb√©m pode contar com o material para trabalhar com as crian√ßas que apresentam rendimento aqu√©m do esperado.

A coleção Instrumentos da Alfabetização acabou beneficiando também os professores de séries mais avançadas, tendo em vista que as capacidades e habilidades dizem respeito aos eixos que organizam o ensino da Língua Portuguesa como um todo, o que possibilita aos professores dos anos subsequentes ajudar os alunos que não dominam as habilidades ensinadas nos primeiros anos.

Acesse aqui os sete cadernos da coleção Instrumentos da Alfabetização

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa.  Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:

1. Fundamentos teórico-metodológicos e práticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetização

2. Pr√°ticas e fundamentos psicolingu√≠sticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organiza√ß√£o de contextos e ocasi√Ķes de aprendizagem. Os materiais desse eixo tamb√©m orientam o diagn√≥stico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as rela√ß√Ķes com as fam√≠lias

3. Fundamentos metodol√≥gicos e pr√°ticas, que explica as caracter√≠sticas de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produ√ß√£o de textos, bem como a as rela√ß√Ķes entre oralidade e escrita e os processos psicoling√ľ√≠sticos envolvidos no aprendizado da l√≠ngua escrita

Acesse aqui os 17 cadernos da coleção Alfabetização e Letramento