Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade

Seminário a ser realizado de 18 a 21 de abril na FaE traz como tema ‘Diálogos de Saberes’


     

Acontece • Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 13:36:00

De 18 a 21 de abril, ocorre na Faculdade de Educação da UFMG o “VIII Seminário Internacional de Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade: Diálogos de Saberes”. Ao longo dos quatro dias de evento ocorrerão palestras, sarau e exposições tratando da temática proposta.     

O evento tem início com a realização de um sarau, às 17h, juntamente a uma exposição e apresentação de banners. Em seguida, a mesa de abertura contará com professores da UFMG, da UEMG e da UFPR, representando diferentes grupos de pesquisa voltados para as temáticas de educação e relações étnico-raciais. O primeiro dia se encerra com uma homenagem à professora Aracy Alves Martins, pesquisadora do Ceale.

Nos dias seguintes, produções acadêmicas que dizem respeito às relações étnico-racias serão apresentadas e debatidas e ocorrerá a mediação de mesa redonda sobre diálogos interdisciplinares. Além disso, no dia 21 de abril, haverá excursão à Mina do Veloso, em Ouro Preto, para reflexão sobre “O conhecimento trazido pelos negros do continente africano”.

Homenagem: Trajetos, Projetos e Trajetórias

A oitava edição do Seminário Internacional de Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade homenageia a professora Aracy Alves Martins, que se aposentou este ano como professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Aracy é pesquisadora do Ceale e desenvolve pesquisas com foco em relações raciais e o ensino da língua e da literatura em países africanos e no Brasil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail pesquisalinguaeliteratura@gmail.com. Ainda, haverá transmissões online por skype, videoconferências e pela rádio da UFMG. Confira abaixo a programação completa e as formas de acesso às transmissões.