IV Congresso Brasileiro de Alfabetização abre inscrições

Evento ocorrerá em agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais

Acontece • Terça-feira, 12 de Março de 2019, 16:31:00

As inscrições para o IV Congresso Brasileiro de Alfabetização (IV CONBAlf), organizado pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), estão abertas. O evento ocorre nos dias 8, 9 e 10 de agosto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

Com o tema “Qual alfabetização para qual tempo”, o IV CONBAlf pretende, a partir desta pergunta e das problematizações dela decorrentes, propor debates que considerem que as finalidades da alfabetização, as expectativas sobre seus efeitos e os usos dela decorrentes mudam com o tempo.

Quais as contribuições das pesquisas sobre apropriação da escrita? Quais são ainda os nossos desafios nesse campo? Que usos e novos fenômenos da cultura escrita são próprios de cada tempo? Quais são as linguagens, quais formas de funcionamento, quais são os suportes da escrita na sociedade contemporânea? São algumas das perguntas que guiam a programação do Congresso.

Além das inscrições como ouvinte, estão abertas as submissões de trabalhos até o dia 15 de maio. As modalidades são Comunicação de Pesquisa e Relato de Experiência e os grupos temáticos para as submissões são: Alfabetização e políticas públicas; Alfabetização e história; Alfabetização, diversidades e inclusão; Alfabetização e infância; Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos; Alfabetização, cultura escrita e outras linguagens; Alfabetização e formação de professores; e Alfabetização e modos de aprender e de ensinar.

A programação do evento será composta por mesas e conferências com professores e pesquisadores do Brasil e de outros países, apresentações de trabalhos e assembleia da ABAlf.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento: https://ivconbalf.vpeventos.com/#/