Lançamento do projeto Leituras em Conexão

Projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte volta-se ao estímulo à leitura e escrita

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 19 de Maio de 2017, 17:25:00

‚ÄúLer √© abrir janelas, destramelar portas, enxergar com outros olhares, estabelecer novas conex√Ķes.‚ÄĚ As palavras de Gilberto Gil, quando Ministro da Cultura, foram lembradas no lan√ßamento do projeto Leituras em Conex√£o, na √ļltima quinta (18). Ao envolver a Rede Municipal de Educa√ß√£o de Belo Horizonte, a Rede de Creches Conveniadas, diversos programas governamentais e institui√ß√Ķes do terceiro setor, √© justamente de conex√Ķes que ele trata. Soma-se ao projeto, tamb√©m, a atua√ß√£o de institui√ß√Ķes com hist√≥rico em parcerias bem sucedidas com a Prefeitura de Belo Horizonte, como o Ceale.

Na cerim√īnia de lan√ßamento, realizada na manh√£ de hoje (18), que contou com apresenta√ß√Ķes do grupo de teatro Pedrinhas de Brilhantes e do coral da EM S√£o Rafael, encontrava-se o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, que agradeceu aos desenvolvedores do projeto: ‚Äú√Č uma manh√£ importante, vivemos tempos importantes, e a gente precisa fortalecer que tudo tem que come√ßar aqui: no espa√ßo da Educa√ß√£o‚ÄĚ. Tamb√©m compunham a mesa de abertura a secret√°ria de educa√ß√£o de Belo Horizonte, Angela Dalben, a diretora da Funda√ß√£o SM/Brasil, Maria do Pilar Lacerda, a diretora do Ceale, Val√©ria Resende, a secret√°ria-adjunta da Educa√ß√£o de BH, Edna Borges, a presidente da C√Ęmara Mineira do Livro Rosana Neto e o presidente do SetraBH, Joel Jorge Paschoalin.

A diretora do Ceale, Val√©ria Resende, lembrou de parcerias positivas entre o Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita e a PBH, como o Pr√≥-Letramento e o PNAIC, j√° realizados anteriormente, e exaltou o novo projeto desenvolvido: ‚ÄúA Secretaria de Educa√ß√£o e a Prefeitura de Belo Horizonte est√£o de parab√©ns por abra√ßar um programa t√£o diverso e desafiador, e com certeza contar√£o com o Ceale e a Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG‚ÄĚ.

O projeto

O projeto Leituras em Conex√£o ser√° voltado para todos os segmentos da educa√ß√£o b√°sica na rede municipal, tendo como foco a leitura e a escrita, a orienta√ß√£o e articula√ß√£o de a√ß√Ķes pedag√≥gicas e a potencializa√ß√£o de est√≠mulo √†s a√ß√Ķes de promo√ß√£o da leitura¬† j√° desenvolvidas nas escolas e UMEIs da Rede Municipal. Atrav√©s de eixos educativos, o projeto abra√ßa a Educa√ß√£o Infantil, o Ensino Fundamental, a Educa√ß√£o de Jovens e Adultos, a Educa√ß√£o Integral e toda a comunidade escolar. Por meio disso, o acesso √† leitura √© o pilar inaugural do programa, que prev√™ a maximiza√ß√£o do acesso das comunidades √†s bibliotecas escolares, que ter√£o turnos estendidos e funcionar√£o durante os finais de semana.

De modo a tornar o Leituras em Conex√£o de amplo conhecimento de todas as escolas, UMEIs e creches parceiras, ser√° promovida a mobiliza√ß√£o de estudantes e professores em a√ß√Ķes como a Jornada Liter√°ria, o Projeto Leituras Urbanas e o Kit Liter√°rio, assim como a reedi√ß√£o de projetos e atividades voltadas √† leitura, como a distribui√ß√£o de vale-livros. Na articula√ß√£o com outras atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, caber√° a cada institui√ß√£o educativa deliberar o seu Plano de Trabalho com base nos eixos educativos propostos, organizando as diretrizes de toda a equipe escolar.

Eixos educativos

Educação Infantil: encantar-se pela leitura.

Ensino Fundamental:

1¬ļ Ciclo - alfabetiza√ß√£o e letramento;

2¬ļ Ciclo - consolidando processos - leitura, escrita e resolu√ß√£o de problemas;

3¬ļ Ciclo - metodologias participativas para a forma√ß√£o de estudantes leitores e produtores de textos.

Educação de Jovens e Adultos: leitura e cidadania.

Educação Integral: Rede de Leituras.

Comunidade escolar: contando histórias, encantando pessoas.