L√≠ngua Escrita n¬ļ 1


     

Revista L√≠ngua Escrita ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 24 de Fevereiro de 2015, 18:34:00

 

Acesse aqui a revista L√≠ngua Escrita n¬ļ 1

 
Sum√°rio
 
p√°g. 5 Editorial
 
Estudos e pesquisas
pág. 7 Ler, escrever e aprender gramática para a vida prática: uma história do letramento escolar no século XIX - Ana Maria de Oliveira Galvão
pág. 19 Livro didático e expansão escolar em São Paulo (1889-1930) - Marcia de Paula Gregorio Razzini
pág. 44 As práticas educativas familiares e a participação na cultura escrita em memórias de professoras - Maria Emília Lins e Silva
p√°g. 60 Pontua√ß√£o e g√™neros textuais: uma an√°lise das produ√ß√Ķes escritas de alunos da escola p√ļblica - Alexsandro da Silva e Artur Gomes de Morais
p√°g. 75 Ensino fundamental de nove anos tempo de rever conceitos de inf√Ęncia, de ensino e aprendizagem e de escola -Cecilia Goulart
pág. 84 Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização em Minas Gerais: o que indicam os primeiros resultados - Delaine Cafiero, Gladys Rocha e José Francisco Soares
p√°g. 103 A forma√ß√£o do professor reflexivo: contribui√ß√Ķes para o ensino da leitura na escola -¬†Luciane Manera Magalh√£es
pág. 120 A linguagem da formação docente - Ludmila Thomé de Andrade
 
Relatos de experiência | Dossiê - O projeto Forma Vale de formação continuada de alfabetizadores
pág. 131 Apresentação do Dossiê
pág. 133 Os desafios para a formação continuada do professor alfabetizador: uma introdução ao projeto Forma Vale - Ceris Salete Ribas da Silva
p√°g. 145 O Forma Vale e seus desafios -¬†Maria L√ļcia Castanheira
pág. 152 Alfabetização e letramento no Forma Vale: materiais e procedimentos metodológicos - Ceris Salete Ribas da Silva
pág. 159 A organização do trabalho de alfabetização - Kely Cristina Nogueira Souto e Maria José Francisco de Souza
pág. 165 Formadores e professores: discutindo lógicas de ação - Isabel Cristina Alves da Silva Frade
pág. 174 Diagnóstico do nível de letramento de alunos da educação de jovens e adultos - Vera Masagão Ribeiro
 
Documentos
pág. 193 Apresentação | A escola e o museu; o recalque e o fantasma
pág. 196 Museu da Escola e a história da educação em Minas Gerais - Ana Maria Casasanta Peixoto
 
Resenhas
p√°g. 203 Da aventura destruidora da leitura: um passeio pela hist√≥ria -¬†Jos√© Luiz Foureaux de Souza J√ļnior
pág. 206 Livros didáticos fazem a diferença - Ceris S. Ribas da Silva
pág. 209 Um clássico finalmente traduzido  - Kely Cristina Nogueira Souto e Maria José Francisco de Souza
pág. 212 O que buscam os leitores? - Juliana Ferreira de Melo