Magda Soares responde


     

Letra A • Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 15:44:00

Qual é o significado de letramento? Como alfabetizar letrando?

Rosenaide Aparecida Tavora – Coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alvorada D’Oeste – RO

Letramento é uma palavra que surgiu no nosso vocabulário, e no vocabulário especificamente da educação, nos anos 1980. E surgiu por que e para designar o quê? Nós vínhamos, até o final dos anos 70, com a preocupação básica de alfabetizar tanto crianças quanto adultos – ensinar a ler e a escrever. Mas, à medida que a sociedade se foi tornando cada vez mais centrada na escrita, e cada vez exige mais das pessoas a leitura e a escrita de diferentes gêneros em diferentes suportes, não basta a pessoa ser alfabetizada, no sentido de apenas saber ler e escrever, que é o sentido que se atribui à alfabetização: a qualquer pessoa a quem você pergunte o que é alfabetização, o que ela responde? É saber ler e escrever. O que é uma criança alfabetizada? Uma criança que sabe ler e escrever. O reconhecimento de que é preciso não só saber ler e escrever, mas também saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações sociais em que a língua escrita está presente é que fez surgir a palavra letramento, para nomear esses outros aspectos da aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, ampliou-se a concepção do que é a aprendizagem da leitura e da escrita: alfabetização e letramento, alfabetização como aprendizagem do sistema alfabético da escrita e da norma ortográfica, e letramento como desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos necessários para que a criança faça uso competente da leitura e da escrita nas situações sociais em que a leitura e a escrita são demandadas. São processos diferentes: alfabetizar é orientar processos cognitivos e linguísticos para o domínio do objeto linguístico que é a língua escrita, letrar é desenvolver conhecimentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita.  São processos diferentes, mas os dois têm que caminhar juntos, para que a criança entre no mundo da escrita em sua totalidade. Então, alfabetizar letrando é alfabetizar a partir de textos, e textos reais, de diferentes gêneros, em diferentes suportes, textos que realmente circulam no mundo da criança.

 

Que critérios o professor deve levar em consideração para avaliar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Clovilma Maria Silva Oliveira – Unidade de Ensino Cirilo Batista– 1º, 2º e 3º anos

Jucurutu – RN

Em qualquer fase, mas sobretudo na fase da alfabetização, o importante é uma avaliação diagnóstica bastante frequente. Para quê? Para acompanhar o desenvolvimento da criança em seu progressivo domínio da leitura e da escrita. Não uma avaliação para dar nota, para aprovar ou reprovar, mas para identificar o que o aluno já venceu e o que ainda não venceu. Diante dos resultados de um diagnóstico, a alfabetizadora se pergunta: “Eu venho percorrendo com meus alunos um processo e a esta altura preciso ver se eles já desenvolveram a consciência silábica, se já estão escrevendo silabicamente, se já se aproximam da identificação dos fonemas ou não, para eu saber se avanço ou não.” “Eles já estão escrevendo, mas com que dificuldades?” A avaliação tem sempre o sentido de diagnóstico, de buscar formas de identificar o que a criança aprendeu, o que não aprendeu ainda, e assim decidir o que é preciso fazer. Os critérios para avaliar são determinados pela orientação que o professor está dando ao seu ensino: o que ensinou – as crianças aprenderam?

 

Qual a melhor metodologia para ensinar a gramática contextualizada?

Maria Almeida de Amorim – E. M. Dr. Severiano - 3º ano

Coronel João Pessoa – RN

Todos nós, desde que nascemos, vamos construindo uma gramática interna. E a criança pequena e em fase de alfabetização fala gramaticalmente. Em geral, não é necessário ficar ensinando à criança que “substantivo é a palavra que...”, “adjetivo é isso”, “o verbo é aquilo”, porque ela já usa verbo, adjetivo e substantivo. A gramática contextualizada – ensinada no contexto da leitura e da escrita – tem o objetivo de enriquecer as possibilidades de compreensão e de produção de textos da criança. Assim, ‘contextualizada’ significa a gramática no contexto da leitura e da produção de texto: está-se lendo um texto, uma história, e ali aparece algum aspecto gramatical que é próprio da língua escrita e que enriquece a escrita da criança, então pode-se chamar a atenção para aquilo. A gramática em todo o Ensino Fundamental é uma gramática a serviço da leitura e da produção de texto. Quando o aluno escreve e erra alguma coisa, como uma conjugação verbal ou uma concordância, aquele é o momento de chamar a atenção para isso, para o aluno analisar a frase, identificar e construir a regra que corrigiria aquilo. Mas esse procedimento é realizado à medida que as oportunidades vão aparecendo, nos textos de leitura, nos textos produzidos pelos alunos, por isso é uma gramática contextualizada, aprendida em contextos reais de uso da língua escrita.

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