Matemática rima com quê?

Orientadora de estudos registra, com paixão e poesia, os momentos de formação do Pacto


     

Letra A ‚ÄĘ Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 15:07:00

Por Poliana Moreira

O sistema decimal Nada mal... Ler, escrever, ordenar e os n√ļmeros arredondar Compreender valor posicional... Compondo... decompondo... Ahhhh!!!! Hora de jogar! Olhos a brilhar... palitos, gominhas, dados a espalhar Somente esperando a orienta√ß√£o e o... J√°! Iniciou... Sua vez, olha a gominha, pegou meu palito Parece confus√£o? N√£o √© n√£o! Foi um trabalho muito... muito bonito! Mas s√≥ bonito? Claro que n√£o!!! Foi assim que aprendi Ainda que sem saber Que SOMAR √© algo m√°gico Basta compreender.

E era assim, sem deixar escapar nenhum detalhe, que Patricia Assaf registrava tudo o que acontecia durante os dias de capacita√ß√£o do Pacto Nacional pela Alfabetiza√ß√£o na Idade Certa na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. Os poemas em que narrava cada detalhe do que havia acontecido ali sempre eram usados para finalizar as atividades do grupo, sob os ouvidos e olhos atentos dos colegas. ‚ÄúNingu√©m sa√≠a sem o poema. At√© nos dias em que eu n√£o estava bem, como quando eu estava com dor de garganta, pediam o poema.‚ÄĚ

Questionada sobre o processo de registro, ela conta que tudo ocorria com naturalidade: ‚ÄúEu assistia √†s aulas e ia anotando, n√£o perdia um momento, afinal, aquilo era precioso para mim.‚ÄĚ A professora acabou se destacando no grupo por prestar aten√ß√£o nos conte√ļdos, participar de tudo o que estava acontecendo ao mesmo tempo em que escrevia seus poemas, sempre prontos ao final de cada aula. Patricia conta que, por sempre fazer isso em diferentes lugares e momentos, conseguia elaborar os poemas descritivos com rimas com facilidade: ‚ÄúEu gosto muito de poemas. Estudei literatura no curso de Letras e sempre foi algo que me chamou muito a aten√ß√£o.‚ÄĚ E ainda afirma que a estrat√©gia ajuda no aprendizado: ‚ÄúEu uso com os meus alunos at√© hoje, creio que ajuda a apreender o conte√ļdo com mais facilidade.‚ÄĚ

 

A tarefa de orientar

Completando o ciclo de capacita√ß√£o do Pnaic, Patricia repassava os conte√ļdos aprendidos para uma turma de 25 cursistas em Santa Luzia (MG). Foi com surpresa e honra que ela assumiu esse novo desafio: ‚ÄúEu encarei a tarefa como uma responsabilidade grandiosa, pois, em n√≠vel de capacita√ß√£o, o Pnaic foi uma das maiores que eu j√° vi, mobilizou o Brasil inteiro.‚ÄĚ

No primeiro momento, houve uma certa relut√Ęncia das cursistas, como comenta Patricia. ‚ÄúImagine trabalhar dois hor√°rios e depois sair para uma forma√ß√£o que durava at√© dez da noite‚ÄĚ, explica. Para atrair a aten√ß√£o das cursistas, foi necess√°rio inovar, pois, segundo a orientadora, ‚Äúelas poderiam pensar que tudo seria feito com palestras exaustivas‚ÄĚ. Para evitar isso, al√©m de desenvolver as atividades pr√≥prias do Pnaic, Patricia tamb√©m deixou sua marca pessoal por meio de seus poemas. ‚ÄúElaine e Gl√°ucia [formadoras de Patricia na UFMG] pediram para que eu fizesse isso tamb√©m com as minhas cursistas, ent√£o n√≥s faz√≠amos junto com as atividades.‚ÄĚ

O v√≠nculo afetivo com suas alunas acabou se tornando bem forte. ‚ÄúEu tinha um relacionamento interpessoal ex√≠mio com cada uma delas, de manter contato todos os dias por e-mail e sempre respondendo as d√ļvidas e os questionamentos‚ÄĚ, afirma. ‚ÄúFoi algo de muito companheirismo, de muito aprendizado realmente em conjunto‚ÄĚ, completa.

O grupo do Pnaic orientado por Patricia acabou tornando-se uma refer√™ncia entre os demais professores, pois os que n√£o estavam inseridos na forma√ß√£o buscavam se inteirar do trabalho que vinha sendo desenvolvido pelas colegas. ‚ÄúAcabamos virando multiplicadoras; nossos colegas nos procuram para saber como proceder em determinadas situa√ß√Ķes. Estamos aproveitando as reuni√Ķes pedag√≥gicas, para que algumas professoras que participaram da forma√ß√£o possam fazer a condu√ß√£o da reuni√£o e compartilhar aquilo que foi aprendido.‚ÄĚ

Os frutos desse trabalho j√° come√ßam a ser colhidos, como relata Patricia: ‚ÄúJ√° conseguimos observar uma melhora grandiosa dos alunos.‚ÄĚ Mas o processo n√£o tem beneficiado somente os aprendizes. Ao refletir sobre a caminhada com o Pnaic, Patricia enfatiza o surgimento de um novo olhar sobre a atividade pedag√≥gica: ‚ÄúN√≥s redescobrimos a Matem√°tica e agora ela est√° sendo passada de outra maneira.‚ÄĚ

Pnaiquear virou paixão Amizade e emoção Capacitação como essa Mexeu até com o coração