Mediação de leitura literária

Por Josiley Francisco de Souza ‚Äď Professor da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG e pesquisador do Ceale


     

Letra A ‚ÄĘ Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 12:59:00

O termo media√ß√£o, segundo os significados dicionarizados, refere-se ao ato ou efeito de mediar; ato de situar-se entre duas coisas. Esse termo, junto √† express√£o leitura liter√°ria, refere-se a diferentes pr√°ticas de import√Ęncia fundamental no processo de forma√ß√£o de leitores, pois envolvem a aproxima√ß√£o entre leitores e textos liter√°rios.

Nas √ļltimas d√©cadas, a√ß√Ķes e pol√≠ticas p√ļblicas t√™m buscado garantir a constitui√ß√£o de acervos liter√°rios em bibliotecas de escolas p√ļblicas brasileiras, a exemplo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No entanto, diferentes pesquisadores t√™m apontado a import√Ęncia de se desenvolver a√ß√Ķes que aproximem o leitor do texto liter√°rio, uma vez que a constitui√ß√£o de acervos em bibliotecas n√£o basta para a efetiva forma√ß√£o de leitores. Quando dedicamos aten√ß√£o aos contextos escolares, verificamos que, muitas vezes, como observa Magda Soares (2011), desenvolve-se uma ‚Äúescolariza√ß√£o inadequada‚ÄĚ da literatura, quando a media√ß√£o n√£o √© feita com propriedade. Com essa inadequa√ß√£o, a escola acaba por distorcer a literatura e distanciar os alunos das pr√°ticas de leitura liter√°ria.

A media√ß√£o de leitura liter√°ria precisa envolver experi√™ncias que contribuam para o encontro entre leitores e arte liter√°ria. Uma pr√°tica que pode tornar-se interessante para esse encontro √© a vocaliza√ß√£o (ou oraliza√ß√£o) do texto liter√°rio, nos diferentes anos escolares e n√£o apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental ou na Educa√ß√£o Infantil. Ao ouvir a leitura em voz alta de um texto liter√°rio pela professora ou pelo professor, o leitor em forma√ß√£o pode descobrir, por exemplo, os efeitos sonoros e est√©ticos de um poema como ‚ÄúTrem de ferro‚ÄĚ, de Manuel Bandeira, ou da prosa po√©tica de Guimar√£es Rosa. E, ao pensarmos os professores como fundamentais nesse processo de media√ß√£o, torna-se muito importante que eles tamb√©m sejam leitores e n√£o permane√ßam distantes das experi√™ncias liter√°rias, como alerta Gra√ßa Paulino (2004). Afinal, aquele que desempenha a importante tarefa de media√ß√£o da leitura liter√°ria, aquele que se coloca no entrelugar de aproxima√ß√£o do leitor e do livro precisa dialogar intimamente com o texto liter√°rio.