Primeiro Ceale Debate de 2020 discute como relacionar gram√°tica de texto e de discurso

Evento ocorrerá no dia 03 de março, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020, 16:08:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de mar√ßo, que abordar√° o tema "Como cruzar l√≠ngua, texto e discurso (na escola)‚ÄĚ. O convidado √© o professor da UNICAMP S√≠rio Possenti.¬†

O tema

√Č comum separar gram√°tica de texto e de discurso (mesmo em programas de ensino), sem contar que se separa l√≠ngua de literatura. No Ceale Debate de mar√ßo, o professor da UNICAMP S√≠rio Possenti buscar√° mostrar que a an√°lise de determinados fen√īmenos perde aspectos relevantes com esta separa√ß√£o. O ‚Äúobjeto nulo‚ÄĚ, por exemplo, √© um fen√īmeno com aspectos gramaticais, mas que tamb√©m ‚Äúdependem‚ÄĚ de co-textos e produzem efeitos de discurso. Ser√£o consideradas palavras, f√≥rmulas, trechos de textos para mostrar o que em cada um desses ‚Äún√≠veis‚ÄĚ pode ser espec√≠fico, por um lado, e produzir efeitos ou depender de outras condi√ß√Ķes, por outro. No ensino, separar e juntar s√£o duas facetas do processo. Alguns excertos a serem analisados s√£o liter√°rios.

O palestrante

S√≠rio Possenti √© professor titular no Departamento de Ling√ľ√≠stica da Universidade Estadual de Campinas. Atua em diversas √°reas da Ling√ľ√≠stica, com √™nfase em Teoria e An√°lise Ling√ľ√≠stica, principalmente na sub-√°rea da An√°lise do Discurso, em especial nos campos do humor e da m√≠dia.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate03-03-20. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com