Primeiro Ceale Debate do ano aborda literatura infantil pelo olhar da criança

Evento ocorre no dia 25 de março. Inscrições estão abertas

Acontece • Segunda-feira, 11 de Março de 2019, 14:22:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de março, que abordará o tema "A literatura infantil pelo olhar da criança". A convidada é a professora alfabetizadora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG Maria Elisa de Araújo Grossi. O evento ocorre no dia 25 de março (segunda-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

O tema

A palestra do Ceale Debate de março apresentará dados de uma pesquisa de Doutorado que revelam a singularidade da recepção de livros literários  por crianças do 1º Ciclo de Formação Humana.  Os livros que compõem o corpus da pesquisa foram publicados no ano de 2015, tendo sido considerados "Altamente Recomendáveis" para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Pretende-se mostrar alguns critérios utilizados pelos leitores no momento em que escolhem um livro para ler, refletindo sobre elementos que atraem ou não a atenção das crianças em livros que foram avaliados com distinção pelos adultos. No processo de leitura compartilhada dos livros escolhidos pelas crianças, elas apontam características do texto verbal e visual que influenciam suas escolhas e constroem sentidos a partir de sua experiência de leitura e de vida, manifestando modos singulares de ler. A palestra irá destacar ainda a importância da conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como "Círculos de Leitura", em sintonia com o enfoque “Dime (Diga-me)”, metodologias que oferecem uma dupla perspectiva: a individual, que estimula o diálogo da criança com os livros, e a coletiva, que incentiva a troca de ideias e de impressões sobre os textos lidos pelo grupo de leitores.

A palestrante

Maria Elisa de Araújo Grossi é professora alfabetizadora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, doutora em Educação pela UFMG, membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL/Ceale/FaE/UFMG) e coordenadora do Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura do CP/UFMG. Possui experiência em Gestão Escolar (Direção e Vice-direção) e Coordenação Pedagógica.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate25-03-19. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com