Racismo e discurso politico são tema de Conferência na UFMG

Palestra ser√° ministrada pelo Prof. Teun A. Van Dijk, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona)

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 26 de Novembro de 2013, 10:37:00

A convite do Centro de Estudos Africanos, a UFMG recebe, na pr√≥xima quinta-feira (28 de novembro),¬†a Confer√™ncia ‚ÄúRacismo e Discurso Pol√≠tico‚ÄĚ, com o Prof. Dr.¬†Teun A. Van Dijk (Universidade Pompeu Fabra ‚Äď Barcelona). A Confer√™ncia ser√° realizada de¬†13h30¬†√†s 16h, no Audit√≥rio 1 A ‚Äď 2¬į andar do CAD1, localizado no Campus Pampulha.

O racismo se manifesta de diferentes formas em cada pa√≠s, dependendo de fatores hist√≥ricos como a influ√™ncia do colonialismo, imigra√ß√Ķes, regimes de escravid√£o, pr√°ticas segregacionistas e focos de resist√™ncia. Em uma abordagem que engloba dimens√Ķes lingu√≠sticas, cognitivas, sociais, pol√≠ticas, culturais e hist√≥ricas do fen√īmeno do racismo, o Prof.¬†Teun A. Van Dijk¬†vai abordar o tema da produ√ß√£o discursiva do¬†racismo na sociedade, buscando discutir as articula√ß√Ķes que se d√£o entre m√≠dia, poder, ideologia e contexto.

Situados¬†no quadro dos Estudos Cr√≠ticos do Discurso, os trabalhos de Van Dijk buscam estabelecer rela√ß√Ķes entre estruturas discursivas, cogni√ß√Ķes sociais sobre minorias √©tnicas / povos do Terceiro Mundo e as formas pelas quais o ‚Äúracismo de elite‚ÄĚ foi (e ainda √©) reproduzido nas sociedades ocidentais. O pesquisador lidera hoje um projeto internacional sobre discurso e racismo na Am√©rica Latina, com equipes no M√©xico, Col√īmbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Peru.¬†Em 2008,¬†publicou no Brasil o livro ‚ÄúRacismo e Discurso na Am√©rica Latina‚ÄĚ.

A Confer√™ncia √© organizada pelo¬†grupo da Pesquisa em Rede¬†CNPq - CAPES/AULP¬†‚ÄúEnsinar qual l√≠ngua, ler qual literatura‚ÄĚ,¬†coordenado pela profa. Aracy Martins (Ceale/FaE/UFMG), em parceria com o Programa A√ß√Ķes Afirmativas na UFMG (NERA/FaE/UFMG). O evento conta com o apoio dos n√ļcleos de pesquisa NEPER e¬†NEPEL¬†(PPGE/FaE/UEMG), do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Conhecimento e Inclus√£o Social (FaE/UFMG).¬†A Confer√™ncia ser√° ministrada em l√≠ngua portuguesa.

Informa√ß√Ķes pelo e-mail:¬†pesquisalinguaeliteratura@gmail.com