Palavras e imagens: linguagens na literatura infantil

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:01:00

Pesquisa:  Palavras e imagens: linguagens na literatura infantil

Coordenadora: Célia Abicalil

Resumo:¬† Pesquisa do Projeto Integrado ‚ÄúGrupo de Pesquisa do Letramento Liter√°rio‚ÄĚ, que agrega estudos sobre leitura liter√°ria, forma√ß√£o de leitores e de formadores de leitores. O projeto objetiva investigar como se constroem as rela√ß√Ķes entre textos visuais e verbais em livros de literatura infantil de produ√ß√£o brit√Ęnica, em especial os¬†picturebooks, ampliar referencial te√≥rico e buscar materiais que possam embasar e orientar an√°lises de livros infantis e seu uso por professores da educa√ß√£o infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Al√©m disso, ser√£o analisadas pr√°ticas com a leitura liter√°ria para a inf√Ęncia em ambientes escolarizados e n√£o escolarizados. A metodologia se baseia em pesquisa bibliogr√°fica sobre a tem√°tica, entrevistas com professores dos anos iniciais na Inglaterra e na participa√ß√£o nos semin√°rios e nas atividades do Centro de Literatura Infantil, na University of Cambridge (UK).

Financiamento:  Não possui

Palavras-chave: Literatura infantil, Picturebooks