Psicologia histórico-cultural e etnografia Interacional


     

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:11:00

Título: Psicologia Histórico-Cultural e Etnografia Interacional: a busca da coerência teórico-metodológica

Coordenadora: Maria de F√°tima Cardoso Gomes

Resumo: O objetivo √© aprofundar os estudos quanto aos conceitos de linguagem e cultura, discurso e perspectiva gen√©tica de an√°lise das salas de aula. A metodologia utilizada √© a an√°lise sem√Ęntica desses conceitos, com base nos estudos de Vigotski sobre Pensamento e fala¬† e de Agar sobre Language shock. Tanto Vigotski quanto Agar t√™m a inten√ß√£o de ampliar a compreens√£o da linguagem/fala para al√©m da gram√°tica e dos dicion√°rios e partem do princ√≠pio de que as rela√ß√Ķes entre fala, pensamento, l√≠ngua e cultura s√£o constitutivas de m√ļltiplas identidades. At√© o momento,
foram identificadas semelhan√ßas e diferen√ßas entre as duas perspectivas. Nas duas abordagens, a linguagem √© vista como linguagem em uso, embora Vigotski d√™ √™nfase √†s rela√ß√Ķes entre fala e pensamento e Agar √†s rela√ß√Ķes entre l√≠ngua e cultura, que o fez criar o termo languaculture. A pesquisa foi iniciada em 2011 e o t√©rmino est√° previsto para 2013.

Financiamento: CNPq/CAPES, FAPEMIG, PRPq/FUMP

Palavras-chave: Histórico-cultural, etnografia interacional, coerência teórico-metodológica