Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Pesquisa ‚ÄĘ Quinta-feira, 20 de Junho de 2013, 12:25:00

Título: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Coordenação Geral: Francisca Izabel Pereira Maciel

Resumo: Iniciada em meados da d√©cada de 1980, sob a coordena√ß√£o da Professora Magda Becker Soares, a pesquisa ‚ÄúAlfabetiza√ß√£o no Brasil: o estado do conhecimento‚ÄĚ (ABEC) tem car√°ter permanente no Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus principais objetivos s√£o:

1) levantamento e an√°lise da produ√ß√£o acad√™mica (teses e disserta√ß√Ķes) sobre alfabetiza√ß√£o de crian√ßas produzida nos programas de p√≥s-gradua√ß√£o de universidades brasileiras;

2) an√°lise qualitativa e quantitativa das produ√ß√Ķes acad√™micas sobre alfabetiza√ß√£o de crian√ßas brasileiras;

3) integração de diversos pesquisadores do campo da alfabetização no país;

4) socialização da produção científica de pesquisadores brasileiros acerca da alfabetização de crianças no Brasil.

A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colabora√ß√£o de pesquisadores de outras institui√ß√Ķes brasileiras.

O Banco de Dados da pesquisa est√° em processo de atualiza√ß√£o e, em breve, ser√° divulgado ao p√ļblico interessado pelo tema.

Financiamento: CNPq.