Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)


     

Pesquisa • Quinta-feira, 20 de Junho de 2013, 12:25:00

Título: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Coordenação Geral: Francisca Izabel Pereira Maciel

Resumo: Iniciada em meados da década de 80, a pesquisa "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento" tem caráter permanente no Ceale. Seus objetivos são: 1) levantamento e avaliação da produção acadêmica (teses e dissertações sobre alfabetização) produzidas nos programas de pós graduação das Instituições brasileiras; 2) avaliação qualitativa e quantitativa das produções científicas; 3)  socialização da produção  aos pesquisadores brasileiros através do inclusão no banco de dados; 4) integração de diversos pesquisadores do país. Quatro categorias e seus cruzamentos orientam a análise: assuntos privilegiados pela produção, pressupostos teóricos, ideários pedagógicos e natureza de texto (ensaio, relato de experiência, estudo de caso etc). O acervo é composto de 1415 teses e dissertações, disponíveis no Centro de Pesquisa e Memória da Biblioteca da FaE/UFMG. A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras: UEMG, UFES, UFMT, UFPA, UFRGS, UFU e UNESP.

Financiamento: Fapemig e CNPQ

Coordenação interinstitucional:

UEMG: Kátia Gardênia Campelo

UFES: Claudia Gontijo

UFMG:  Magda Soares, Valeria Barbosa de Resende

UFMT: Cancionila Cardoso

UFPA: Maricilde Oliveira Coelho

UFRGS: Iole Trindade e Luciana Picolli

UFU: Sonia Maria dos Santos

UNESP (Marília): Maria do Rosário Mortatti

 

Acesse aqui o Banco de Dados.