Letra A
Letra A
O uso de tecnologias assistivas na educação
Os recursos assistivos são muito variados e extremamente necessários para a inclusão na educação ...
Heranças tecnológicas do ensino remoto: o que fica com o retorno presencial
A necessidade de se adaptar ao ensino a distância obrigou professores a explorar mais a tecnologi...
As multifacetas da alfabetização
As contribuições de diversas áreas do conhecimento para a alfabetização
Portas para a literatura
A prática de mediação de leitura literária exercida pelos professores e como ela se dá ao longo d...
Do papel ao pixel
As adaptações de obras impressas para o mundo digital e as novas possibilidades desse tipo de lit...
Comunicar é educar
A comunicação é uma atividade educativa. Não é possível educar sem se comunicar. Esses são os par...
Alfabetizar uma criança cega é ir além da Leitura e Escrita
Como ir além do ensino da leitura e escrita na alfabetização com quem ‘enxerga’ através dos ouvid...
Inovações pedagógicas na alfabetização
“Inovar” no campo do ensino da leitura e da escrita pode parecer uma solução diante da dificuldad...
A literatura que vem das ilhas
País de independência recente, Cabo Verde experimenta na literatura os efeitos da emancipação pol...
Dicionário da Alfabetização: Capital cultural
Rodrigo Prado Mudesto – cientista social, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de...
Modos de contar
A escrita articulada a sons, cores, imagens, animações e outros recursos multimodais na literatur...
Conexões no museu
Possibilidades educativas em espaços de exposição e valorização da cultura e do conhecimento
Dicionário da Alfabetização: Recursos Pedagógicos
Cláudia Starling - Professora da Faculdade de Educação da UFMG
Educar para o consumo
Como a educação financeira e o letramento em marketing podem contribuir para a formação das novas...
Sócrates, o cão e o gato
Acompanhando dois momentos de leitura compartilhada: um com crianças pequenas e outro com profess...
Entrevista com Regina Zilberman
Confira a entrevista que a professora da UFRGS conceceu ao Letra A, sobre a história da literatur...
Entrevista com Marisa Lajolo
Professora das universidades Mackenzie e Unicamp fala sobre a história da literatura infantil no ...
Letra A destaca a Base Nacional Comum Curricular
Dúvidas de alfabetizadoras, dança, alfabetização audiovisual e conversa com ilustradores também e...
Autonomia no aprendizado
Professoras estimulam independência e parceria das crianças no processo de alfabetização
Direitos humanos na literatura
Ao estimular a reflexão sobre as relações humanas, a leitura literária pode contribuir para forma...
Escrevendo o espaço
Observar e representar lugares de vivência são os primeiros passos na formação de leitores de mapas
Donos do jogo
Jogos pedagógicos garantem o protagonismo do aluno e contribuem para a construção de conhecimento...
Dicionário da Alfabetização: Tópico textual
Por Maria Gorete Neto – Professora da Faculdade de Educação da UFMG, doutora em Linguística Aplic...
Troca de ideias: O que significa a tradução no ensino para surdos?
Carlos Henrique Rodrigues, professor da UFSC, e Elidéa Bernardino, da UFMG, respondem à questão
Sentar para ler: um momento especial
Em visita à UFMG, pesquisadora alemã falou ao Letra A sobre o papel do adulto para cultivar nas c...
Entrevista: O aprendizado pelos games (2)
Lynn Rosalina Gama Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e coordenadora do ...
Classificados - Letra A 40
A descoberta de um ninho, reflexões sobre raça e gênero e projeto de fotografia
O direito à infância
A criança, enquanto sujeito de direitos, se relaciona com o mundo à sua maneira, sendo papel da E...
Cuidar e educar
Instituição de Belo Horizonte reflete mudanças relacionadas ao atendimento à primeira infância