Laboratório de Alfabetização e Letramento


     

Projetos • Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021, 12:34:00

 
O que é: O Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da UFMG foi criado como uma proposta de atividade de ensino de disciplinas ministradas pelo setor de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da UFMG e conta com um espaço físico especialmente organizado no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG).
 
O Laboratório possui recursos didático-pedagógicos (jogos de linguagem, obras de referência teórico-metodológicas, obras complementares e livros literários infantis) que podem ser consultados, analisados e utilizados por estudantes do curso de Pedagogia e demais usuários. No espaço do Laboratório tem sido ofertada, na graduação, a disciplina optativa “Laboratório de Alfabetização e Letramento” que tem criado situações de ensino e aprendizagem para que as/os estudantes possam conhecer e analisar diferentes recursos didáticos para alfabetizar e letrar, compreender as diferentes capacidades envolvidas nas atividades e jogos relacionados a apropriação do sistema de escrita alfabética e elaborar propostas de jogos e atividades para crianças em fase de alfabetização. Além de elaborar propostas e materiais, as/os estudantes desenvolvem em várias escolas atividades com os recursos didáticos pedagógicos produzidos, analisando potenciais e limites de sua materialidade e das mediações, tendo em vista as habilidades que pretendem explorar com os alfabetizandos.
 
No ano de 2021 o Laboratório foi institucionalizado como um projeto de extensão, com o objetivo de ampliar as ações de ensino e extensão de forma a envolver mais diretamente e sistematicamente o público externo, como, por exemplo, docentes e discentes da educação básica, e contribuir tanto para a formação dos alfabetizadores quanto para a aprendizagem da língua escrita pelas crianças. 
 
Com o objetivo de fortalecer as discussões sobre o papel dos laboratórios na formação docente temos parcerias com o Laboratório de Acervos Pedagógicos – LAP (UFBA), o LÁPIS: Laboratório de Alfabetização e Heterogeneidades coordenado (UFRGS) e o LAPIL: Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (FURG).
 
Quando começou: 2017
 
Coordenadoras: Daniela Freitas Brito Montuani e Maria José Francisco de Souza