Alfabetização e Letramento


     

Publicações • Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 12:31:00

A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa.  Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:

  • Fundamentos teórico-metodológicos e práticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetização

  • Práticas e fundamentos psicolinguísticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organização de contextos e ocasiões de aprendizagem. Os materiais desse eixo também orientam o diagnóstico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as relações com as famílias

  • Fundamentos metodológicos e práticas, que explica as características de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produção de textos, bem como a as relações entre oralidade e escrita e os processos psicolingüísticos envolvidos no aprendizado da língua escrita


1. Alfabetização e letramento
Magda Becker Soares e Antônio Augusto Gomes Batista
2005
 
2. Língua, texto e interação
Maria da Graça Costa Val e Martha Lourenço Vieira
2005
 
3. Conhecimento lingüístico e a apropriação do sistema de escrita
Marco Antônio de Oliveira
2005
 
4. Leitura como processo
Delaine Cafiero
2005
 
5. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução
Martha Lourenço Vieira e Maria da Graça Costa Val
2005
 
6. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita
Maria de Fátima Cardoso Gomes e Sara Mourão Monteiro
2005
 
7. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2005
 
8. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer dos professores
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
2005
 
9. Literatura e leitura literária na formação escolar
Aparecida Paiva, Graça Paulino e Marta Passos
2006
 
10. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais
Maria da Graça Costa Val, Else Martins dos Santos, Lúcia Fernanda Pinheiro Barros, Luciana Mariz, Lucinéia Cristina Rezende, Maria José Francisco de Souza
2006
 
11. Escrever é reescrever
Raquel Salek Fiad
2006
 
12. Desenvolvimento e apropriação da linguagem pela criança
Roxane Rojo
2006
 
13. As relações entre a fala e a escrita: mitos e perspectivas
Roxane Rojo
2006
 
14. A escolha do livro didático de português
Egon de Oliveira Rangel
2006
 
15. Variação lingüística e ensino
Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val
2007
 
16. A reflexão metalingüística do Ensino Fundamental
Neusa Salim Miranda
2007
 
17. Orientações para as ações do formador
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2007
 
 

Acesse a coleção completa aqui.