Site do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

Toda a coleção de cadernos de formação do projeto e outras publicações estão disponíveis na página

Geral • Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 15:03:00

O material produzido pelo projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, fruto de uma parceria entre as universidades UFMG, UFRJ e UNIRIO e a Coordenadoria da Educação Infantil do MEC, está disponível para acesso pelo novo site do projeto: www.projetoleituraescrita.com.br. Iniciado em 2013, o projeto levantou discussões sobre as práticas de leitura e escrita em instituições educacionais etrabalhou na produção e lançamento da coleção de cadernos de formação para professores da Educação Infantil, além de promover pesquisas, estudos, conferências e cinco seminários.

Desde que concluiu suas atividades, no final de 2016, o projeto vem sendo apresentado em congressos e encontros promovidos pelos fóruns estaduais de Educação Infantil, pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil, por universidades e secretarias de educação que querem conhecer as concepções que o fundamentam.

Coleção

O material didático do curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” tem como objetivo a formação de professoras da Educação Infantil para planejarem e desenvolverem o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.

A coleção é constituída por oito cadernos estruturados em três unidades temáticas cada um. Os textos foram escritos por diferentes autores, o que permite ampliar o diálogo sobre teorias e práticas que informam e dão concretude ao trabalho docente. Além dos oito cadernos temáticos, há um caderno de apresentação e um encarte destinado às famílias das crianças. O projeto gráfico da coleção foi cuidadosamente pensado para articular forma e conteúdo, com ilustrações de Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello, artistas consagrados no campo da literatura infantil.

Acesse por aqui todos os cadernos da coleção.

Outras publicações no site

E-book Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações

Relatório da pesquisa Leitura e Escrita na Educação Infantil: o Estado do Conhecimento (1973-2013)