Instrumentos da Alfabetização
Publicações • Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 12:29:00
A proposta da coleção foi elaborada, em versão preliminar, junto à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, buscando atender ao desafio de pensar uma proposta de intervenção para a implementação do Ensino Fundamental de nove anos no Estado de Minas Gerais. Mediante a parceria com o MEC, tornou-se uma das publicações da Rede Nacional de Formação Continuada.
A coleção orienta o educador a estabelecer metas que articulam a alfabetização, o letramento e a cultura escrita para cada ano do período destinado à alfabetização, a partir dos eixos: “Compreensão e valorização da cultura escrita”, “Apropriação do sistema de escrita”, “Leitura”, “Produção escrita” e “Oralidade”. Além disso, a coleção ainda orienta o educador a criar um ambiente alfabetizador na escola e auxilia o planejamento das atividades e os registros do processo de aprendizagem. O material também permite ao professor atuar no diagnóstico e avaliação do domínio da língua escrita pelos alunos. A partir dessa percepção, o professor também pode contar com o material para trabalhar com as crianças que apresentam rendimento aquém do esperado.
A coleção Instrumentos da Alfabetização acabou beneficiando também os professores de séries mais avançadas, tendo em vista que as capacidades e habilidades dizem respeito aos eixos que organizam o ensino da Língua Portuguesa como um todo, o que possibilita aos professores dos anos subsequentes ajudar os alunos que não dominam as habilidades ensinadas nos primeiros anos.
Acesse aqui os sete cadernos da coleção Instrumentos da Alfabetização