Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Projetos • Terça-feira, 19 de Setembro de 2017, 16:44:00

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Na Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadoras do Ceale atualmente coordenam duas áreas do programa: Pedagogia Anos Iniciais (Valéria Barbosa de Resende) e Pedagogia Educação de Jovens e Adultos (Keli Conti).