Que língua ensinar e aprender?

Pesquisa • Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 16:13:00

Título: Que língua ensinar e aprender? Prescrições para o ensino do português na história da escola primária paulista (1883-1996)

Coordenador: Fernando Rodrigues de Oliveira

Resumo:Este projeto pretende contribuir para a compreensão dos aspectos que estiveram envolvidos na organização do ensino de língua portuguesa (língua materna) na escolarização de crianças no estado de São Paulo-Brasil e problematizar como esse ensino esteve associado, entre o final do século XIX e ao longo do século XX, a projetos de construção do país. Para tanto, focalizam-se aspectos do modo como foi prescrito e organizado esse ensino a partir da implantação do regime republicado até 1996, quando foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mediante abordagem histórica, sustentada em princípios da História Cultural, com ênfase na perspectiva da História do Currículo e das Disciplinas escolares, proceder-se-á à localização, reunião e análise de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da língua portuguesa no estado de São Paulo, tais como: programas de ensino; leis; decretos; artigos de revistas pedagógicas; manuais de metodologia da linguagem, entre outros.