Imagens e textos verbais em livros de Literatura Infantil

Pesquisa • Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 15:55:00

Título: Imagens e textos verbais em livros de Literatura Infantil

Coordenadora: Celia AbicalilBelmiro

Resumo: O projeto que ora se apresenta se insere como sub-projeto do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário e pretende aprofundar as investigações sobre o material do banco de dados do GPELL. O estudo privilegia um viés qualitativo, a partir de um olhar transversal sobre as relações entre as imagens e palavras em ambientes escolares, tomando como foco de análise os livros de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de linguagem não só é posta no centro das interrogações, como também facilita maior diálogo com áreas que se aproximam, como a literatura e as artes plásticas, no campo da educação. Pode-se afirmar, consequentemente, que o trabalho de formação do aluno e de formação profissional dos professores deve passar por um sentido mais amplo em que o tratamento estético seja o elo formador.