PIBID Anos Iniciais encerra ano com exibição de curta

Filme feito com participação dos estudantes foi exibido na FaE, com a presença da turma e equipe do Pibid

Acontece • Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017, 14:04:00

Ontem, dia 28, foram encerradas as atividades deste ano do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Anos Iniciais. Durante todo o ano, as monitoras do Programa acompanharam turmas dos anos anos iniciais do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), realizando sequências didáticas em parceira com a professora regente das turmas. Uma das atividades foi a produção de um curta-metragem, que foi exibido ontem na FaE, com a presença dos estudantes e da professora.

No início do ano, foi feito um diagnóstico inicial, para a identificação das habilidades a serem desenvolvidas e, a partir dos dados obtidos, foram propostas atividades para realização ao longo do ano, que foram desenvolvidas pelas monitoras ajudar os alunos desenvolver e superar tais dificuldades. Uma das atividades propostas, na turma do 3º ano, foi a adaptação para roteiro cinematográfico de um livro que eles tivessem lido em sala, que seria usado para a produção de um curta. Os alunos escolheram o livro Chapeuzinho Vermelho - Uma Aventura Borbulhante, de Lynn Roberts, uma versão do conto clássico que inverte os gêneros de protagonista e antagonista, com o Chapeuzinho Vermelho como menino enfrentando a Loba Má. Toda a produção, desde à adaptação do roteiro, encenação, figurino, som, cenário, até as filmagens, foi feita com a participação dos alunos. O resultado final foi apresentado ontem no auditório Neidson Rodrigues da FaE. Os alunos estavam presentes, juntamente com a professora, as monitoras e a coordenadora do Pibid Anos Iniciais, Valéria Barbosa.

Antes da exibição, as crianças falaram sobre o processo, ressaltando as etapas mais difíceis, como a escrita do roteiro e o que acharam da proposta no geral. Após a exibição elas se mostraram muito felizes com o resultado, e se divertiram bastante com o curta, que foi exibido duas vezes. Ao serem questionadas, pela coordenadora Valéria Barbosa, sobre o que mudariam no produto final, a resposta em alto e bom som foi: “Nada!!!”.