Trilhando caminhos interdisciplinares
Letra A • Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 16:04:00
Por Eliza Dinah
As formações do Pacto, apesar de terem focado em Língua Portuguesa e Matemática, acabaram contemplando outras disciplinas. Segundo a coordenadora local Daianna Medeiros, os cadernos da formação foram grandes instrumentos para pensar a relação com outras áreas do conhecimento, visto que sua organização contemplava a heterogeneidade, a ludicidade e a interdisciplinaridade. “Pelos cadernos de 2013, dá tranquilamente para caminhar pelas outras áreas, usando os eixos da Língua Portuguesa (a oralidade, a leitura, a apropriação do sistema de escrita, a produção textual) como espinha dorsal”, ressalta.
O mesmo aconteceu com a Matemática. Todas as disciplinas sempre tiveram conteúdos relacionados a conceitos matemáticos, mas a conexão não era percebida ou bem explorada pelos professores. Hoje, essa relação vem sendo mais valorizada, como exemplifica Samária Mércia Bega: ‘’Em História, nós trabalhamos a interdisciplinaridade com a Matemática, por exemplo, pela linha do tempo, para eles contarem uma trajetória. Na Geografia, ela entrou muito no tratamento de informação, porque os gráficos e as tabelas remetem muito a essa disciplina”.
A orientadora Eliane Azevedo relembra que, para o professor, a dificuldade de se trabalhar de forma interdisciplinar é muito comum, mas a formação evidenciou novas possibilidades – especialmente, destaca Eliane, por meio da sequência didática. “Houve um ganho muito grande. Os professores sentiram a necessidade de aprofundar mais, começaram a buscar mais relações”, afirma. “Abriu-se um horizonte!”, conclui.
Continue lendo:
Um novo olhar sobre a Matemática
Sispacto: monitoramento e diálogo
Partindo do diagnóstico e das diferenças