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O discurso narrativo em crianças com síndrome de down

Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados

Nome do Autor: Adriana Maciel Guerra
Nome do Orientador: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcanti
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUERRA, Adriana Maciel. O discurso narrativo em crianças com síndrome de down. 2004. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco, 2004.