Apresentação

Aqui voc√™ encontra o banco de dados da pesquisa " Alfabetiza√ß√£o no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC) , respons√°vel pelo levantamento e avalia√ß√£o da produ√ß√£o acad√™mica e cient√≠fica sobre alfabetiza√ß√£o no Brasil. O acervo √© composto por mais de 1.200 teses e disserta√ß√Ķes


     

Título: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Coordenação Geral: Francisca Izabel Pereira Maciel

Resumo: Iniciada em meados da década de 80, a pesquisa "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento" tem caráter permanente no Ceale. Seus objetivos são: 1) levantamento e avaliação da produção acadêmica (teses e dissertações sobre alfabetização) produzidas nos programas de pós graduação das Instituições brasileiras; 2) avaliação qualitativa e quantitativa das produções científicas; 3) socialização da produção aos pesquisadores brasileiros através do inclusão no banco de dados; 4) integração de diversos pesquisadores do país. Quatro categorias e seus cruzamentos orientam a análise: assuntos privilegiados pela produção, pressupostos teóricos, ideários pedagógicos e natureza de texto (ensaio, relato de experiência, estudo de caso etc). O acervo é composto de 1415 teses e dissertações, disponíveis no Centro de Pesquisa e Memória da Biblioteca da FaE/UFMG. A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras: UEMG, UFES, UFMT, UFPA, UFRGS, UFU e UNESP.

Financiamento: Fapemig e CNPQ

Coordenação interinstitucional:

UEMG: Kátia Gardênia Campelo

UFES: Claudia Gontijo

UFMG: Magda Soares, Valeria Barbosa de Resende

UFMT: Cancionila Cardoso

UFPA: Maricilde Oliveira Coelho

UFRGS: Iole Trindade e Luciana Picolli

UFU: Sonia Maria dos Santos

UNESP (Marília): Maria do Rosário Mortatti