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Estudo correlacional entre o teste gestaltico visomotor de Bender e o rendimento em alfabetização.

A pesquisa teve o objetivo de testar a correlação entre os resultados obtidos no teste gestáltico visomotor de Bender (TGVB), por crianças pequenas, antes de submeterem ao processo de alfabetização, e o posterior rendimento em leitura e escrita, medido pela professora, ao final do ano letivo. Correlacionou-se esse rendimento com os resultados no teste de 250 crianças, de nível sócio-econômico médio e médio superior, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 7 anos, de 3 escolas de Porto Alegre. A análise dos dados mostrou correlação de baixa magnitude, sugerindo que o TGVB, tal como foi pesquisado, não pode se considerado, por si só, como preditor de bom desempenho em alfabetização.

Nome do Autor: UNGARETTI, Helena Vurlod
Nome do Orientador: Euza Maria de Rezende Bonamigo
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Prontidão
Referência:

UNGARETTI, Helena Vurlod. Estudo correlacional entre o teste gestaltico visomotor de Bender e o rendimento em alfabetização. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1981. 91p. (Dissertação de Mestrado).