Abec

Abec


     

O desenvolvimento da escrita alfabética na ótica de alfabetizadores do ensino fundamental

Este trabalho objetivou-se coletar, organizar e descrever os conceitos da escrita e a aquisição do desenvolvimento da leitura.Para esta investigação, no universo de cem selecionou-se alienatoriamente um grupo de cinqüenta professores alfabetizadores de sete escolas estaduais da cidade de Montes Claros/MG. A pesquisa centrou-se em dois alvos: O primeiro na fundamentação teórica, tomando como fundamento uma combinação do pensamento de Piaget, Vygostsky e Ferreiro. Alicerçada a estrutura teórica, moveu-se para o segundo alvo, a pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa permitem a conclusão que os professores que foram escolhidos para o alvo, têm o conhecimento da teoria da aprendizagem ativa, criada por Ferreiro, entretanto, ha uma contradição constatada em suas respostas: admitem saber a teoria, mas agem de acordo com modelos tradicionais de como ensinar à aprender a escrita e a leitura. Em resumo, embora saibam os conceitos básicos da teoria ativa da aquisição e do desenvolvimento da escrita e da leitura, mantém-se trabalhar com os procedimentos tradicionais porque não há nenhuma estrutura educacional adequada nas escolas em que trabalham e nenhum material didático disponível para ter como base em suas ações dentro de uma prática construtivista

Nome do Autor: Marilda Magalhães de Souza
Nome do Orientador: Osvaldo Freitas de Jesus
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Marilda Magalhães de. O desenvolvimento da escrita alfabética na ótica de alfabetizadores do ensino fundamental. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2004.