Abec

Abec


     

A interação professor-aluno durante o processo de alfabetização

O objetivo da pesquisa foi verificar como se processa a interação professor-aluno na 1ª série, a fim de analisar padrões de interação verbal de um mesmo alfabetizador numa mesma classe e de diferentes alfabetizadores em classes diferentes, e diferentes manifestações do comportamento verbal do professor e do aluno. Foram gravadas cem aulas em 8 classes de alfabetização, durante sete meses, em escolas da rede pública e particular de São Carlos, São Paulo. Os dados foram analisados segundo o Sistema de Categorias para Análise de Interação Verbal desenvolvido por Flanders. Os resultados evidenciaram variação significativa do comportamento verbal da professora e/ou do aluno de aula para aula. Tendo sido constatado, porém, predomínio de influência direta da professora e grande utilização de atividades não verbais, sendo que a freqüência destas tendem a aumentar do 1º para o 2º semestre.

Nome do Autor: VERDE, Eudósio Soares Lima
Nome do Orientador: Maria da Graça N. Mizukami
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

VERDE, Eudósio Soares Lima. A interação professor-aluno durante o processo de alfabetização. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1985. 230p. (Dissertação de Mestrado).