Abec

Abec


     

Lendo e Relendo o Ensino de Leitura em Mato Grosso do Sul

Esta pesquisa objetiva verificar os "efeitos" da proposta prática adotada pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, especificamente nos seus aspectos direcionados à leitura, ao longo de aproximadamente dez anos. Para atingir tal objetivo, foram coletados depoimentos dos professores das 4as. Séries do Ensino Fundamental da cidade de Aquidauana-MS. As teorias de Bakhtin e Vygotsky conduziram as nossas reflexões e análises, favorecendo a constatação de que o ensino da leitura, da forma como vem sendo operacionalizado, é o reflexo da falta de uma política educacional comprometida com a formação crítico-reflexiva do professor.

Nome do Autor: AGUILAR, Maria Regina Berthonili
Nome do Orientador:
Instituição: Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

AGUILAR, Maria Regina Berthonili. Lendo e Relendo o Ensino de Leitura em Mato Grosso do Sul: PG em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 1999. (Dissertação de Mestrado).