Abec

Abec


     

O Significado do aprender e do ensinar a linguagem escrita nos primeiros anos escolares.

O presente estudo objetiva discutir, numa perspectiva fenomenológica, o significado do aprender e do ensinar a linguagem escrita nos primeiros anos escolares, tomando como referência alunos e professores de 1ª à 4ª série de uma escola pública de Campo Grande / MS. Busca, ainda, explicar algumas razões que poderiam embasar a suposição de que é nesse nível de escolaridade que se tem o ponto crucial do ensino da aprendizagem dessa forma de expressão. A partir da aplicação de um questionário aos alunos, foram abordadas questões como: a importância de saber escrever, a qualidade do atual desempenho lingüístico ( apresentado por eles), o significado do ensino do gramática e, também, as possíveis contribuições dos exercícios gramaticais para um melhor desempenho da linguagem escrita. Através da técnica da entrevista, as professoras dos quatro primeiros anos escolares foram interrogadas sobre o tratamento dado à prática da linguagem escrita, no dia-a-dia da sala de aula. A realização deste trabalho possibilitou o entendimento de que a crise hoje existente na sala de aula decorre, fundamentalmente, de uma crise conceptual, em que os professores demonstram não ter muito clara a concepção que orienta o próprio fazer pedagógico, frente à emergência de uma nova concepção de homem-mundo, iluminada pela ética da modernidade.

Nome do Autor: SANTOS, Auredil Fonseca dos
Nome do Orientador:
Instituição: Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

SANTOS, Auredil Fonseca dos. O significado do aprender e do ensinar a linguagem escrita nos primeiros anos escolares.: PG em Educação, Universidade do Mato Grosso do Sul, 1999. (Dissertação de Mestrado).