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Sala de leitura : atos, atores e ação.

Partindo do exame da legislação que cria e regula Salas de Leitura em Escolas Municipais de Educação Infantil, de 1 e 2 graus e de Educação para Deficientes Auditivos da cidade de São Paulo, a pesquisa analisa, do ponto de vista da ação cultural, a interação dos alunos com o livro, a leitura e as atividades dirigidas pela orientadora dessa sala. Para o desenvolvimento da análise, seguiu-se o método etnográfico (J.P. Spradley, 1980) e criaram-se as categorias de espaço, tempo, demonstração e engajamento, formuladas a partir da idéia da relação geradora mútua entre cultura e sociedade (E. Morin, 1998). Concluiu-se que os processos cognitivos, perceptivos, linguísticos e sociais motivados por essa interação caracterizam a Sala de Leitura como um espaço de ação cultural diferenciado do de biblioteca e de sala de aula, devido à multidimensionalidade da natureza de suas atividades interativas

Nome do Autor: PIOVESAN, Laís Serafin Raso
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

PIOVESAN, Laís Serafin Raso. Sala de leitura: atos, atores e ação. Sao Paulo: PG em ciências da informação, USP, 1999. 108p (dissertação)