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Programa Ensino Alternativo (PEA).

0 presente estudo tem por objetivo caracterizar o funcionamento da sala especial denominada "Programa Ensino Alternativo" (PEA), que atende a alunos com deficiência mental da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia (MG), assim como caracterizar, sob a ótica das professoras dessa modalidade de ensino, a clientela de alunos, o trabalho desenvolvido, a inserção dessa modalidade de ensino no contexto educacional e as concepções sobre ensino-aprendizagem. A amostra foi constituída por uma coordenadora, oito diretoras a nove professoras do PEA. Foram realizadas entrevistas guiadas por um roteiro estruturado de questões previamente formulado. Os resultados revelaram que as professoras do PEA são motivadas, porém sem formação especializada em Educação Especial. O PEA foi implantado com o objetivo de manter a criança deficiente no ensino regular, visando sua integração e escolarização. Tanto a coordenadora, quanto as diretoras e professoras, apresentaram dificuldades em definir deficiência mental. Mencionaram que os problemas apresentados pelas crianças referem-se a dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais, comportamentais ou orgânicos. As queixas e encaminhamentos são feitos pelas professoras do ensino regular a dificilmente as crianças têm diagnóstico. As professoras do PEA são selecionadas por qualificações pessoais e recebem treinamento. Se por um lado, as professoras do PEA percebem seu trabalho com sucesso e demonstram uma atitude afetiva positiva para com os alunos, orientadas para elevar o senso de competência dos mesmos, por outro lado, percebem no trabalho das professoras do ensino regular falta de motivação, despreparo e descrença nos alunos. Os pais são vistos como aceitadores e participantes ou rejeitadores e preconceituosos em relação ao filho. Os resultados são discutidos á luz dos conceitos da ïntegração do deficiente mental e de mediação de aprendizagem proporcionada em situações educacionais.

Nome do Autor: LIMA, Valéria Silva de
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Sociais
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

LIMA, Valéria Silva de. Programa Ensino Alternativo (PEA). São Paulo: PG em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, 1999. (Dissertação de Mestrado).