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O Olhar do Professor ao Diagnosticar Dificuldades de Aprendizagem: critérios e justificativas empregadas para a escolha dos bons e maus alunos

Visando contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno do fracasso escolar no ensino fundamental 1, analisou-se a visão que o professor possui a respeito daquilo que denomina dificuldade de aprendizagem e aluno problema. O diagnósticopsicopedagógico aplicado a dois grupos de alunos - um formado por crianças com problemas de aprendizagem (alunos problema) e outro por alunos com bom desempenho escolar, segundo avaliação dos seus professores - revelou que a principal diferençaentre os grupos encontrava-se nas atitudes face aos desafios propostos no diagnóstico e não no nível de desenvolvimento cognitivo. A discussão com os professores sobre os critérios utilizados para alocação das crianças nos grupos e os resultadosdo diagnóstico psicopedagógico, permitiu criar uma situação onde eles refletiram sobre suas hipóteses a respeito da não aprendizagem de alunos que possuíam recursos cognitivos semelhantes ao de colegas que tinham um desempenho escolar julgadoadequado. A análise dos resultados do diagnóstico psicopedagógico e das opiniões expressas pelos professores levou às seguintes conclusões : a) alunos problema assumem o julgamento de seus professores a respeito do seu desempenho em classe,desacreditam em sua capacidade de pensar e desenvolvem atitudes em sala de aula que reforçam a visão que o professor possui deles; b) os critérios utilizados pelos professores para avaliar o rendimento escolar dos seus alunos referenciam-se maisnas atitudes expressas em classe do que no nível de produção escolar; c) na busca das causas das dificuldades de aprendizagem dos seus alunos, os professores elegem com freqüência excessiva fatores de ordem extra-pedagógica, o que remete paraoutros profissionais a tarefa de auxiliar seus alunos problema e impede a intervenção docente em sala de aula, levando-os a um sentimento de fracasso e impotência; d) os professores discriminam e excluem seus alunos problema na mesma proporção e violência com que se sentem excluídos e sem preparo para atendê-los; e) perceber que seus alunos problema não são casos perdidos é importante para queos professores possam recuperar a confiança na sua capacidade de ensinar.

Nome do Autor: MONTAVONINI, Maria Cristina Labate
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Sociais
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

MONTAVONINI, Maria Cristina Labate. O Olhar do Professor ao Diagnosticar Dificuldades de Aprendizagem: critérios e justificativas empregadas para a escolha dos bons e maus alunos. 1999. 167 f. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo.