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Dificuldades na aquisição e aperfeiçoamento da leitura e da escrita: o papel da consciência fonológica e da consciência sintática

Esta tese teve como objetivo central investigar a relação entre o nível das habilidades metalingüísticas (consciência fonológica e consciência sintática) dos sujeitos e o seu desempenho na leitura e na escrita de palavras isoladas. Participaram da pesquisa três grupos de sujeitos que freqüentam escolas públicas no município de Curitiba: 20 crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, cursando a 3a e 4a séries (grupo 1); 20 crianças da 1ª série, com o mesmo nível de leitura e escrita dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2) e 20 crianças da 3ª e 4ª séries, com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). A pesquisa foi baseada em cinco tipos de provas experimentais: leitura e escrita de palavras reais e inventadas, tarefas de avaliação da consciência fonológica, tarefas de avaliação da consciência sintática, tarefa de facilitação contextual na leitura e medidas de controle. Foi verificado que todos os sujeitos, incluindo os do grupo 1, tinham desenvolvido a compreensão do princípio alfabético e que os procedimentos adotados para a leitura e a escrita de palavras isoladas não diferiam entre os grupos. Esperava-se que o grupo 1 apresentasse escores inferiores nas tarefas que avaliavam a consciência fonológica e a consciência sintática, quando comparado com os outros grupos. Esta hipótese foi confirmada apenas para os escores em consciência fonológica: embora os sujeitos do grupo 1 não tenham se mostrado totalmente incapazes de realizar análises fonológicas, eles tiveram mais dificuldades na análise de palavras com sílabas complexas (não CV). Em relação à consciência sintática, não foi observada diferença significativa entre os grupos 1 e 2, os quais tiveram um desempenho inferior ao do grupo 3, mostrando que o aumento nos escores em consciência sintática está relacionado com a maior experiência em leitura e escrita. Os resultados desta pesquisa corroboram os de outros estudos, mostrando que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita estão relacionados predominantemente com problemas na mediação fonológica.

Nome do Autor: Sandra Regina Kirchner Guimarães
Nome do Orientador: Eda Marconi Custodio
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2001
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Dificuldades na aquisição e aperfeiçoamento da leitura e da escrita: o papel da consciência fonológica e da consciência sintática. 2001. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.