Abec

Abec


     

O professor alfabetizador por ele mesmo: retratos da constituição docente

Partindo do pressuposto de que o discurso de educadores representa uma significativa refêrencia no processo de constituição profissional, o trabalho pretendeu investigar as concepções de professores, seus posicionamentos, graus de consciência sobre a sua condição docente e posturas pedagógicas em face do desafio que é a alfabetização. Abordando-se em dois momentos de formação - alunos concluintes do Curso Normal de Nível Médio e professores de 1ª série do Ensino Fundamental da rede pública - foram colhidos quarenta depoimentos em três eixos básicos de investigação: "a escolaridade do professor"; "a constituição dele como leitor e escritor" e "as suas concepções sobre a criança de 6/7 anos e sobre o ensino da língua escrita". Um estudo de tal natureza merece especial consideração pelo momento histórico da educação brasileira que, fazendo um balanço sobre as mais recenes contribuições teóricas (inclusive no que diz respeito à alfabetização e ao letramento), discute novas alternativas de formação docente. Suas conclusões permitem: 1) confirmar a hipótese de que os percursos de formação são singulares e multifacetados; 2) situar o Curso Normal de Nível Médio como legítimo espaço para a formação de conceitos acerca do ensino-aprendizagem da língua escrita e 3) compreender a assimilação parcial e fragmentada dos professores acerca do processo de ensino-aprendizagem e, particularmente, da alfabetização. Por fim, o estudo permite uma análise de fatores relacionados à resitência de mudanças didático-metodológicas no ensino da língua escrita: por um lado, o comprometido processo de letramento dos professores alfabetizadores; por outro, a precária assimilação de um referencial teórico para subsidiar as práticas pedagógicas.

Nome do Autor: Maria Aparecida Vedovelo Sarraf
Nome do Orientador: Silvia de Mattos Gasparian Colello
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SARRAF, Maria Aparecida Vedovelo. O professor alfabetizador por ele mesmo: retratos da constituição docente. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.