Abec
Abec
Alfabetização: desempenho e prática pedagógica em micro-estruturas escolares
O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de alfabetização, a partir do planejamento curricular em vigor no Estado de Góias, focalizando, especialmente, a prática pedagógica de 2 professores de escolas públicas que atendem crianças de nível sócio-econômico baixo. Considerando variáveis de natureza individual, sócio-econômica e intra-escolar, a coleta de dados se processou através de observações, entrevistas, aplicação de provas e análise do programa oficial utilizado em classe. Das análises, nota-se um distanciamento entre as propostas do programa oficial e a realidade dos alfabetizandos, concluindo-se que há necessidade de redefinição deste como uma proposta endereçada a segmentos sociais carentes, da mesma forma, a prática docente precisa de redefinição em termos de compromisso social e de competência no exercício das funções específicas da professora.
Nome do Autor: SILVA, Maria do Carmo Batista daNome do Orientador: Nícia Maria Bessa
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:
SILVA, Maria do Carmo Batista da. Alfabetização: desempenho e prática pedagógica em micro-estruturas escolares. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1985. 158p. (Dissertação de Mestrado).